
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), vai apoiar a Summer Basketball League – A I Liga de Basketball de São Sebastião, que vai começar no próximo fim de semana (11 e 12/01), no CAE do Pontal da Cruz, às 18h, com realização do Colégio Nacional de Treinamento Esportivo.
Na sexta-feira (11/01), às 18h, ocorrerão entrevistas com os atletas, às 18h30; sessão de fotos com os atletas, às 19h; apresentação dos uniformes das equipes, às 19h30; a abertura oficial com um vídeo de memória aos atletas do basquetebol de São Sebastião, às 20h; apresentações culturais e às 20h20 o aquecimento para o jogo inaugural que acontece, às 20h30, entre Topo Basquetebol e Ilhabela Warriors.
No sábado (12/01), ocorrem mais jogos: o time do Sun Sebaska enfrenta o Costa Sul Basquetebol às 19h; já às 20h30, é a vez do Topo Basquetebol jogar contra o Fechamento Basquetebol.
A liga tem o objetivo de fomentar a prática do esporte em São Sebastião, além de valorizar os atletas locais. A competição contará com cinco equipes, Topo Basquetebol, Sun Sebaska, Fechamento Basquetebol, Costa Sul Basquetebol e Ilhabela Warriors, sendo quatro de São Sebastião e uma convidada de Ilhabela.
Serão envolvidos mais de 75 atletas na competição, que têm as finais previstas para 15 e 16/03 e operará em dois modos de disputa, primeiramente fase de grupos, posteriormente eliminatórias em ida e volta. Os ginásios envolvidos nas disputas vão ser o CAE do Pontal da Cruz, o Ginásio de Boiçucanga e o Ginásio de Juquehy.
Segundo o organizador da competição, Wesley dos Santos, a Summer Basketball League será de grande importância para São Sebastião. “A Liga vem com o sentido de resgatar a cultura do basquete no município, pois estava se esvaindo no sentido de ter poucos participantes. Então isso traz para os atletas uma motivação a mais, um ganho no sentido de crescimento para o basquete de São Sebastião. Saímos do patamar de estar apenas praticando o basquetebol e passamos a competir realmente dentro das regras que regem a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) e a Federação Paulista de Basketball ”, completou dos Santos.