A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), reforça a necessidade de se preservar e respeitar os ninhos das corujas-buraqueiras, presentes em vários pontos do município. De acordo com a administração da Semam, existem ocorrências diárias de vandalismo em ninhos da Avenida Oscar Niemeyer, localizada no Canto do Mar.
Os ninhos são monitorados pela Divisão Socioambiental, em visitas frequentes, que possuem o objetivo de preservar e manter esses animais em seu habitat natural, fotografando e registrando tudo em relatório do Programa Município Verde Azul (PMVA). A equipe também realiza a instalação de placas de sinalização para alertar os munícipes quanto à presença do ninho de corujas-buraqueiras na região.
Os ninhos ativos no município são o da Avenida Oscar Niemeyer e da Rua Castro Alves, na Enseada, ambos na Costa Norte da cidade. Foram identificadas sete corujas habitando os ninhos, sendo quatro na Oscar Niemeyer e três na Rua Castro Alves. Desde o início do monitoramento desses pontos, em 2023, 15 corujas diferentes já foram vistas nessas áreas.
A coruja-buraqueira (Athene cunicularia) recebe esse nome, pois faz os seus ninhos em buracos escondidos no chão. É uma ave de rapina que, diferentemente de outras espécies, possui também hábitos diurnos. Essa espécie é importante para o controle de pragas, especialmente roedores e insetos, em ambientes urbanos e rurais.
A presença da coruja-buraqueira indica a saúde do ecossistema, sendo importante para a manutenção da biodiversidade local. Por este motivo, é fundamental proteger as áreas de restinga e outros locais onde as corujas-buraqueiras constroem suas tocas.
A Prefeitura pede aos munícipes que preservem o meio ambiente, respeitem o espaço das aves e não se aproximem dos ninhos. Caso testemunhe qualquer crime ambiental ou identifique um ninho, entre em contato pelo telefone (12) 3892-6000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
#PraTodosVerem: Em um gramado cercado por uma pequena cerca de madeira, placas indicam a proteção de ninhos de coruja-buraqueira, enquanto algumas aves da espécie descansam sobre os suportes e no chão, próximas às entradas de seus ninhos; em uma das imagens, um buraco no solo revela a entrada de um desses abrigos, parcialmente obstruído por um disco descartado de maneira irregular. Com a identificação do CD, a equipe removeu a obstrução do ninho. Fim da descrição.