Começou oficialmente hoje (06/10), no Instituto Verdescola, em Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, a Virada Sustentável São Sebastião – Ilhabela, que segue até domingo (08/10).

Pela primeira vez no litoral norte, as duas cidades serão palco desse movimento, que tem como objetivo a mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela ONU. As atividades promovidas pelo evento vão desde rodas de conversa a atrações musicais.

O evento é uma parceria entre as prefeituras municipais e organizações da sociedade civil, um grupo de voluntários e empresas de diversas atuações agindo em prol da comunidade.

O vice-prefeito de São Sebastião, Amilton Pacheco, parabenizou o Verdescola pelos lindos projetos que vêm sendo feitos. “Hoje a preocupação da prefeitura com o meio ambiente é muito grande. É importante preservar para trazer um bom futuro aos pequenininhos. É nossa obrigação educar bem. É dever de cada um zelar pela preservação”, disse.

Samuel Pupo, 16 anos, revelação do surfe mundial, morador da Costa Sul de São Sebastião, também prestigiou o evento, e doou uma prancha que seria dada ao vencedor de um concurso de desenho do Verdescola.

Para Tatiana Araújo, uma das organizadoras da primeira Virada Sustentável São Sebastião e Ilhabela, não podia haver melhor lugar para essa abertura. “Essa é a primeira vez que a virada acontece em duas cidades ao mesmo tempo, não só a primeira vez no litoral. Nossa proposta mais bonita é conectar pessoas buscando um bem comum. Agradeço às duas prefeituras pelo apoio, aos empresários locais que nos ajudaram, e a EDP Bandeirante, que entrou como patrocinadora também”, ressaltou.

Estiveram presentes ainda representantes do Verdescola, do Parque Estadual da Serra do Mar, da EDP Bandeirante, os vereadores sebastianenses Edvaldo Pereira Campos (Teimoso) e José Reis de Jesus Silva (Reis), e secretários e diretores da Prefeitura de São Sebastião.

Segundo Ricardo Romero, do Parque Estadual da Serra do Mar, São Sebastião é o município do litoral norte que tem o maior número de áreas protegidas. “É uma cidade que tem que olhar o meio ambiente de forma especial, é preciso fortalecer as ações ambientais municipais. Conservar é saber usar de forma consciente. Temos que estar voltados para isso”, disse.

Objetivos

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Ao todo, a agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, crescimento econômico inclusivo, entre outros.

São os ODS a base das atividades escolhidas para todas as edições da Virada Sustentável e particularmente, em São Sebastião e Ilhabela, foram eleitos alguns deles para guiarem rodas de conversa durante o evento. Tais discussões são pontos altos da programação, já que abrem um espaço inclusivo, com questões pertinentes às duas cidades, sua conexão e desenvolvimento.

Rodas de Conversa

Abertas ao público e realizadas em locais de fácil acesso e em diferentes horários, as rodas de conversa serão abordagens informais orientadas por especialistas atuantes nas áreas em foco e participantes presentes. No formato “aquário”, os convidados farão uma introdução abordando o tema de sua competência e depois, acontecerá uma conversa mediada entre público e convidados, cada um trazendo sua bagagem acerca da discussão.

“De forma colaborativa, as rodas reúnem diversos atores da sociedade para pensar em como podemos construir cidades mais justas, igualitárias e sustentáveis”, pontuou Tatiana Araújo, uma das organizadoras da primeira Virada Sustentável São Sebastião e Ilhabela.

Foram escolhidos assuntos relevantes da sociedade atual, especialmente na região do Litoral Norte, que juntamente aos eventos da programação artística, serão debatidos nas rodas de conversa. Os temas que serão abordados são: resíduos; mobilidade; economia colaborativa e criativa; água; cenários futuros e vida em sociedade no século 21.

 Programação

7/10

Rodas de conversa em Ilhabela, no Circo Burlesco

- Água e Vida Marinha, das 11h às 13h

Convidados confirmados: Kellen Leite (ICMBIO), Claudio Gonçalves (CEBIMAR), João Carlos Shimada e Aurea Ciotti (CEBIMAR);

- Mobilidade, 14h às 16h

Convidados confirmados: Theo Uberisch, Renata Falzoni (autora do portal Bike é legal, cicloativista conhecida nacionalmente por sua luta por cidades mais inclusivas em termos de mobilidade), Eduardo Melchert (cicloativista de São Sebastião que participou de mobilizações para a construção da ciclovia da cidade e hoje só se locomove dessa forma);

- Resíduos, das 17h às 19h

Convidados confirmados: Marcos José de Abreu (Coordenador da Revolução dos Baldinhos - Projeto de compostagem urbana em Florianópolis), Victor Hugo Argentino (Morada da Floresta - pioneira na compostagem doméstica no Brasil), Fernanda Cortez (Um lixo a Menos) e Eduardo Melchert.

8/10

Rodas de conversa em São Sebastião na Rua da Praia

- Vida e Sociedade no Século 21, das 11h às 13h

Convidados confirmados: Bruno Simões, Priscila Siqueira, Sandra Lourenço.

- Economia Colaborativa, das 14h às 16h

Convidados confirmados: Nathália Raggi (Socióloga, mestra em Educação e Gerente de Comunidade do Elo7, maior marketplace de produtos criativos da América Latina), Camila Haddad (Administradora, mestre em desenvolvimento sustentável e criadora do Cinese), Xan Paul (criador e desenvolvedor da plataforma Time Baking).

- Cenários Futuros, das 17h às 19h

Convidados confirmados: José Eli da Veiga (professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP), colunista do Jornal Valor Econômico, da Página 22 e da Rádio USP), Daniel Young (Diretor da Fatec de São Sebastião. É consultor ambiental no Litoral Norte de São Paulo. Tem experiência na área de Tecnologia Ambiental com ênfase em Gestão Ambiental Portuária, Licenciamento Ambiental, Zoneamento Ecológico-Econômico e Relação Porto-Cidade) e Beto Francine (membro representante no CONSEMA, ambientalista conhecido no Litoral Norte por sua luta em prol da preservação ambiental).

 Serviço: Para mais informações sobre a programação, acesse a página do evento no Facebook: facebook.com/viradasustentavelsaosebastiaoilhabela.