A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), deu um passo importante para ampliar a inclusão e a comunicação efetiva no serviço público ao promover uma formação online gratuita de ‘Introdução à Libras’ para servidores municipais.

O curso, que conta com 74 inscritos, foi disponibilizado em parceria com a Escola Virtual do governo federal (EV.G) e tem como objetivo capacitar os participantes a utilizarem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no atendimento e tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva.

Com uma carga horária de 60 horas, os servidores terão acesso a conteúdos teóricos, vídeos explicativos e exercícios práticos. A flexibilidade da capacitação, realizada de forma online e sob demanda, permite que os servidores se ajustem aos seus horários e ritmos de aprendizado.

Os alunos elogiaram a iniciativa. É o caso de Dayanne Batista, auxiliar de serviços administrativos na SEPLAN. "Esse curso é de extrema importância, pois oferece acessibilidade e inclusão para a população surda. Com a ajuda dessa capacitação, nós, servidores, podemos compreender melhor o modo de vida, a cultura dos surdos e sua linguagem, possibilitando interagir com eles de forma educada e atenciosa. Tornando o serviço público mais inclusivo e igualitário", diz.

Ao desenvolver habilidades de comunicação em Libras, os participantes serão capazes de estabelecer uma relação empática com as pessoas surdas, garantindo um atendimento respeitoso e inclusivo a todos os cidadãos.

Douglas dos Santos Marcelo, assistente de serviços administrativos na Secretaria de Administração (SECAD), também falou sobre o curso. “É de suma importância para todos, principalmente para nós que servimos ao público, pois a comunidade surda tem o direito de ser atendido, de se comunicar, e são poucas pessoas que compreendem. Esse curso será um ótimo aprendizado para mim”, comenta.

O secretário de Planejamento, Daniel Augusto, destacou a realização. “A prefeitura reconhece a importância de oferecer esse curso aos servidores municipais, pois a Língua Brasileira de Sinais é fundamental para garantir a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva. Dessa forma, a prefeitura demonstra seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, oferecendo oportunidades de aprendizado que se adaptam às necessidades dos servidores”, destaca.

 

#PraTodosVerem: fotos de servidores que participam do curso online de ‘Introdução à Libras’. Fim da descrição.