Com intuito de qualificar o atendimento em creches e pré-escolas da rede municipal, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), desenvolve desde o ano passado o Projeto de Qualificação Direta em Primeira Infância.

Em parceria com a Petrobras e o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV CEIPE), três EMEIS da Costa Sul já participaram do projeto piloto.

De acordo com a SEDUC, a realização do projeto visa desenvolver ações formativas e assessorias pedagógicas e de acesso à rede, destacando a importância do professor que identifica, apoia e potencializa o protagonismo das crianças, promovendo um trabalho participativo na Educação Infantil.

Na primeira etapa do projeto, participaram alunos e professores das EMEIs Carrossel, de Boraceia; Pirlim Pim Pim, de Barra do Una e Cavalinho de Pau, no Sertão do Cambury, todas na Costa Sul do município.

Gabriel Santos, professor da EMEI Carrossel, de Boraceia, destacou a importância do projeto e apreensão com a novidade. "Ao longo da minha carreira no magistério, não havia tido oportunidade de trabalhar em uma rede que buscasse se atualizar pedagogicamente para a implementação do trabalho baseado nas pedagogias participativas. De início, houve uma mistura de empolgação e preocupação por saber que seria algo novo e desafiador", conta.

Porém, as orientações e consultorias com a coordenação pedagógica da unidade escolar em que trabalha, geraram bons frutos e aprendizados. "Nesse processo, as crianças e eu aprendemos e nos apropriamos muito dos benefícios das pedagogias participativas. Pude evidenciar que o trabalho alicerçado sobre essa abordagem estimula de forma muito contundente o desenvolvimento das crianças, que aprendem a elaborar pesquisas, a se comunicar melhor com seus pares, a desenvolver o pensamento crítico, a levantar e testar hipóteses, bem como a confirmá-las ou refutá-las, cooperando muito também para a autoconfiança delas", explica.

Em 2023, a partir da escuta e do interesse das crianças ao brincarem de lavar carros de brinquedo, os alunos foram a praia de Boraceia e o tema deu origem a uma investigação cuja continuidade na escola percorreu diversos caminhos valiosos. Isso resultou em uma documentação pedagógica que relata a continuidade das propostas a partir da escuta das crianças, sendo assim um excelente exemplo de como trabalhar valorizando as ideias e os interesses dos alunos.

A consultora do projeto Jana Fragata, destacou e elogiou o trabalho desenvolvido pelo professor Gabriel que é referência da turma. "Isso nos mostra a efetividade das pedagogias participativas ao desenvolver propostas que garantiram aprendizagens significativas, a partir da elaboração de um planejamento com relançamento de escuta atenta e sensível aos interesses das crianças", explana.

A secretária da Educação de São Sebastião, Marta Braz, destaca a relevância do projeto e a diferença que faz ao organizar os registros das vivências que indicam caminhos para o desenvolvimento humano, respeitando as individualidades. "Documentar o processo pedagógico que se desenvolve na infância e em contexto escolar é uma ação muito importante, já que é uma grande oportunidade de observação atenta dos bebês e das crianças, de seus desejos, interesses, curiosidades, habilidades e escolhas", pontua.

#PraTodosVerem: foto mostra o professor Gabriel Santos da EMEI Carrossel, durante atividade do projeto de Qualificação Direta em Primeira Infância em São Sebastião. Fim da descrição.