O Banco de Leite Humano, localizado no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) precisa aumentar o estoque para suprir às necessidades de consumo de leite das crianças recém-nascidas internadas, e para aumentar esse estoque o Centro de Aleitamento iniciou uma campanha de doação.

Única unidade em todo o Litoral Norte o banco de leite humano contava, há dois meses, com um quadro de 20 doadoras fixas e, atualmente, o número está em seis mães que semanalmente fazem a doação de vidros com o produto que passa por um processo de pasteurização antes de ser encaminhado aos hospitais.

De acordo com a nutricionista do banco de leite, Cláudia Lopes Félix, as mães que quiserem fazer a doação devem entrar em contato com o CIAMA pelo telefone: 3891-4957. “A partir da demonstração do interesse em fazer a doação uma equipe agenda a visita à mãe doadora para conferência dos exames de pré-natal e orientação quanto aos procedimentos corretos de coleta e armazenamento”, explicou.

Claudia faz questão de lembrar que a doação pode ser feita em qualquer cidade do Litoral Norte. “Nós aceitamos doadoras das três cidades já que temos uma estrutura preparada para fazer a retirada do leite duas vezes por semana. Após a pasteurização fazemos o encaminhamento para bebês internados nas maternidades do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Hospital Mário Covas de Ilhabela e Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba”.

Dicas:

Por que o leite materno é importante?

Porque é saudável, e o mais completo alimento para o bebê e funciona como vacina, protegendo-o contra doenças.

Por que doar o leite materno?

Porque ajuda a salvar vidas de bebês que estão doentes e suas mães não conseguem amamentar.

Quem pode doar?

Toda mulher saudável que esteja amamentando seu filho e que tenha excesso de leite.

Quem recebe o leite doado?

Bebês prematuros e/ ou doentes internados em hospitais.

Serviço: O CIAMA está localizado na Rua Antônio Pereira da Silva, nº 280, Topolândia, Centro de São Sebastião. Telefone: 3891-4957.