Desde que foram implantadas em junho, as chamadas Bituqueiras Sustentáveis já coletaram 1200 bitucas de cigarro, que acumulam um peso total de 0,485 kg em resíduos. Segundo relatório mensal, no período entre a primeira semana de julho e a primeira semana de agosto, o descarte correto dos resíduos de cigarro deixaram de contaminar mais de 600 litros de água.

O relatório é fornecido pela empresa Poiato Recicla, responsável pelo serviço, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e a Flow Desenvolvimento Sustentável, representante da Poiato Recicla no Litoral Norte. A medida segue as recomendações da Cartilha A3P, do Ministério do Meio Ambiente.

O serviço consiste na coleta das bitucas, através das bituqueiras implantadas em pontos estratégicos, que posteriormente são embaladas em um recipiente adequado e encaminhados para Votorantim, interior de São Paulo, onde as bitucas são recicladas, desintoxicadas - todo resíduo de material tóxico é removido -, e transformadas em papel, que retorna para quem solicitou o serviço.

Além de ser o lixo mais comum do mundo, as bitucas de cigarro provocam sérios impactos ao meio ambiente. Com o resultado deste mês, os impactos ao meio ambiente foram minimizados, levando em consideração que a cada 2 bitucas descartadas em nossas águas geram o correspondente a poluição causada por 1 litro de esgoto. O sucesso do programa se dá pela colaboração dos usuários, preservando a limpeza do ambiente e a saúde de todos.