Uma ação realizada na praia de Maresias na manhã desta sexta-feira (19/01) visa fazer a orientação de turistas, moradores e banhistas com relação a lei que proíbe a presença de animais nas praias da cidade.
A atividade faz parte de uma iniciativa da Ouvidoria Municipal juntamente com representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Desenvolvimento Social e das Associações de Moradores de Bairros.
O objetivo, neste primeiro momento, é fazer uma ação de conscientização de turistas, moradores e ambulantes sobre a lei municipal 848/92 que proíbe animais nas areias das praias da cidade.
O ouvidor municipal Vilson Costa Junior explicou que neste primeiro momento a conscientização é o mais importante. “Fizemos uma parceria muito boa com as associações de moradores dos bairros e confeccionamos placas que foram afixadas nas entradas das praias. Hoje, fizemos ações nas praias de Maresias, Cigarras e Barequeçaba e, em breve, vamos visitar as outras praias da cidade para abordar turistas e moradores e em um terceiro momento a ideia é já sair para aplicar as multas necessárias”, frisou.
O número para denúncias é o do Centro de Operações Integradas (COI), 153, que imediatamente aciona a fiscalização ambiental – responsável pela ação nas praias. O valor da multa para o proprietário que estiver com o animal nas areias pode ser multado em R$ 600.
As associações de moradores parceiras da Prefeitura nestas ações são: Maresias (Somar), Juquehy (SAMJU), Barra do Sahy, Barra do Una, Cigarras e Barequeçaba.