Da última quarta-feira (12/12) até domingo (16/12), São Sebastião se transformou na cidade do samba, com diversas atrações voltadas para os amantes desse ritmo que encanta Brasil afora.

Durante os cinco dias, milhares de pessoas passaram pela Rua da Praia para prestigiar o evento, que contou com apresentações das baterias das Escolas de Samba de São Sebastião e blocos carnavalescos, a tão esperada eleição da Corte Momesca 2019, workshops gratuitos de mestre sala, porta bandeira e de bateria, além de shows musicais dos grupos Negritude Junior, Exaltasamba, Demônios da Garoa e também do grupo local Tokesamba.

Realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), o evento teve aprovação do público, superando o número de pessoas presentes na primeira edição do evento, ocorrida em 2017.

A turista Telma Santana, de São Paulo, adorou o evento e afirmou estar ainda mais ansiosa para o carnaval 2019. “Estou passando férias em São Sebastião e vim curtir o evento na Rua da Praia nos três últimos dias. Amei o show do Exaltasamba e as baterias das escolas de samba, quero voltar no carnaval.”, ressaltou.

Para o ritmista da escola de samba Mocidade Independente da Topolândia, Bruno Siqueira (Xocolate), o evento foi sensacional. “Foi muito bom, me apresentei em dois dias e o evento em si foi legal demais.”.

A também ritmista, da escola de samba Ki Fogo, Gabriela Santana, elogiou a estrutura e destacou a importância da festa. “Queria parabenizar a Prefeitura de São Sebastião pelo evento e pela estrutura que nos foi concedida, foi sensacional. Digo que para nós sambistas essa semana foi e é de extrema importância, pois sabemos que a cultura do samba está se perdendo ao longo dos anos, e poder mostrar à população que tem gente como nós que luta pelo samba é sensacional. Pude ver ritmistas de agremiações diferentes ajudando uns aos outros, e isso é o samba, é união, é amor, é respeito, é paixão.”. 

“Foi um evento lindo, com uma energia muito forte, a alegria estava reinando. Todas as agremiações estavam lindas, empenhadas. Fechamos o ano com chave de ouro. Parabéns aos envolvidos.”, disse a Rainha da Escola de Samba Sol da Vila, Caroline Oliveira.