A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), intensifica a campanha de vacinação contra a febre amarela em diferentes bairros do município. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e garantir maior proteção à população contra a doença.
As buscas ativas também continuam pelos bairros da cidade. É importante destacar que os primatas (macacos) não transmitem a febre amarela aos seres humanos. Assim como as pessoas, eles também são vítimas da doença e servem como sentinelas, ajudando a identificar a circulação do vírus na natureza. Portanto, não se deve em hipótese alguma agredir ou matar os animais, já que isso não impede a transmissão e ainda prejudica o monitoramento da saúde pública.
A vacina contra a febre amarela é a principal forma de prevenção da doença, que é transmitida por mosquitos infectados. A recomendação é que todas as pessoas com idade a partir de nove meses recebam a dose, salvo contraindicações médicas específicas.
“A febre amarela é uma doença grave, mas totalmente prevenível. A vacina é segura, eficaz e aplicada em dose única, garantindo proteção por toda a vida. Por isso, reforçamos a importância de que toda a população, a partir dos nove meses de idade, esteja vacinada, salvo em casos de contraindicação médica”, enfatiza Juliana Tenório, enfermeira da Divisão de Programas de Políticas Públicas
De acordo com a FSPSS, além das ações programadas, a Prefeitura segue com a vacinação disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de todo o município, reforçando o compromisso com a saúde preventiva e a segurança da população.
#ParaTodosVerem: Uma sequência de fotos mostra profissionais de saúde aplicando vacinas em diferentes pessoas em unidades de atendimento da Prefeitura de São Sebastião. Em cada imagem, os vacinadores estão com jalecos brancos e a identificação da Prefeitura, enquanto os moradores, de idades variadas, recebem a aplicação no braço e demonstram confiança e tranquilidade durante o procedimento. Fim da descrição.