Com estrutura de corrida de rua própria para criança, a Corrida Kids 2018, realizada pela Secretaria de Esportes, movimentou a Rua da Praia, no Centro da cidade na tarde desta sexta-feira (12/10). Aproximadamente 600 inscritos, de 4 a 12 anos, participaram do evento em comemoração ao Dia das Crianças. Com as inscrições foram arrecadados 500 kg de alimentos que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade.
As distâncias variaram de acordo com a faixa etária, sendo que os pequenos, de 4 e 5 anos, correram 50 metros, e de 6 e 7 anos, 100 metros, acompanhados por pais ou responsáveis. Já as crianças de 8 e 9 anos, correram 200 metros; de 10 e 11 anos, 400 metros; e 12 anos, 600 metros.
A pequena Isabel da Silva, 5 anos, participou da Corrida Kids 2017 e quis participar novamente esse ano. “Eu adorei participar, achei muito legal”, disse. Já Vitória Kathleen, 11 anos, participou pela primeira vez de uma corrida, mas assim como Isabel adorou a competição. “Estava muito ansiosa, quase desisti, mas acabei correndo e gostei muito, quero participar de novo de uma corrida quando tiver”, comentou.
O atleta mirim Gustavo Barbosa, 6 anos, acabou caindo durante a prova e fez um pequeno machucado na altura do quadril, mas nada que o intimidasse. Gustavo teve a oportunidade de correr novamente e adorou o momento. “Minha meia rasgou quando eu caí, então corri descalço, mas fiquei muito feliz, foi muito legal e eu cheguei em primeiro lugar” contou o pequeno que sonha em ser jogador de futebol.
As crianças do Projeto Buscapé, de Boiçucanga, marcaram presença no evento. Segundo a monitora Karina da Silva, 23 crianças participaram da corrida. “Sempre levamos eles para participarem de eventos assim, eles adoram”, disse a esposa do professor voluntário de atletismo do Projeto, Gildevau Alves Pinto, que destacou a importância do esporte na vida das crianças. “Moramos em um bairro afastado, onde a vulnerabilidade social pode chegar com mais facilidade, por isso apostamos no atletismo. Se não fizermos algo que os incentivem e ocupem o tempo deles de maneira que os façam seguir bons caminhos até a vida adulta, eles podem tomar outros rumos”, ressaltou.
Para o secretário de Esportes, Philipe Marmo, o evento foi um sucesso e alcançou o objetivo esperado. “Nossa ideia é incentivar as crianças para que no dia a dia pratiquem atividade física, porque começando cedo se tornarão adultos mais ativos no futuro. Também queríamos proporcionar entretenimento esportivo para toda família e deu muito certo, ficaram todos felizes”, finalizou.
O evento contou com apoio do Departamento de Trânsito e do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU).