A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e do Meio Ambiente (Semam), realizou uma ação de colheita do projeto ‘Horta para Todos’ que resultou em mais de 150 hortaliças colhidas. A atividade foi na última segunda-feira (8/9) e ocorreu no Centro Comunitário e no Polo Cultural da Topolândia, situados na região Central de São Sebastião.
A iniciativa tem como objetivo estimular a socialização, além do bem-estar físico e mental através da prática da horticultura. Participaram da colheita três idosos que colocaram a mão na terra para colher as hortaliças. Foram colhidas diversas hortaliças, como salsinha, coentro, cebolinha e couve.
Todo esse trabalho sempre é acompanhado pelas equipes da Semam, que efetuam constantes ações de educação ambiental, cuidando da horta e dando todo o suporte aos participantes do projeto. Durante as ações, os participantes podem realizar o preparo de adubo e o cultivo de hortaliças nas hortas instaladas nos espaços de vivências coletivas.
A partir da implantação da horta, as equipes da Semam efetuam constantes ações socioambientais, cuidando da horta de forma educativa e informativa junto com os voluntários.
Outro ponto interessante e importante do projeto é que todo o material utilizado para a construção dos canteiros é reciclado. Ainda de acordo com a administração da Semam, 30% das verduras colhidas na ação foram destinadas aos participantes e os outros 70% serão encaminhadas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Sebastião.
#PraTodosVerem: As imagens registram a ação do projeto “Horta para Todos” no Centro Comunitário e Polo Cultural da Topolândia, em São Sebastião, onde participantes se dedicam a colheita de hortaliças em canteiros preparados no espaço da unidade; em alguns momentos aparecem em grupo, trabalhando juntos na terra, e em outros posam sorridentes com as verduras, evidenciando a união da comunidade, por meio das práticas sustentáveis e saudáveis. Fim da descrição.