A Prefeitura de São Sebastião concluiu na segunda-feira (28/7) uma formação inédita em Educação Paralímpica para professores de Educação Física das redes municipal, estadual, particular e demais profissionais interessados.

A capacitação, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) em conjunto com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), foi realizada em formato híbrido, com uma etapa on-line e o seminário presencial ‘Da Teoria à Prática’, no auditório da Seduc e no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.

Com foco na ampliação do acesso de alunos com deficiência às aulas de Educação Física, a formação abordou temas como fundamentos do esporte paralímpico, classificação esportiva, modalidades específicas e práticas pedagógicas inclusivas. A iniciativa está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Plano Nacional de Educação (PNE) e à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), fortalecendo políticas públicas de educação inclusiva no município.

A secretária da Sepedi, Juliana Coelho, destacou que o esporte transforma vidas de pessoas com deficiência, e por meio dele muitas potencialidades são destacadas. “A parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro foi fundamental para capacitar os profissionais de nosso município, tendo uma equipe experiente que trouxe, por meio do Seminário presencial, a parte teórica e prática sobre modalidades paralímpicas e atividade esportiva inclusiva, oferecendo suporte para a implementação de projetos futuros”, disse.

Já a secretária da Educação, Marta Braz, afirmou que preparar os professores para uma atuação inclusiva é fortalecer o direito de todos os estudantes ao esporte e à participação plena na escola. “A formação em Educação Paralímpica representa nosso compromisso com uma educação mais justa, acolhedora e igualitária, em que cada aluno, com ou sem deficiência, é respeitado em sua individualidade e potencial”, ressaltou.

O coordenador do Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, David Farias Costa, também comentou. “Nosso grande objetivo é levar informação e formação aos profissionais que atendem pessoas com deficiência, especialmente na educação, onde muitas vezes os estudantes ainda estão fora das aulas de Educação Física. Eu, como pessoa com deficiência visual, reforço que a inclusão de verdade passa pela educação, pelo esporte e pelo comprometimento coletivo com essa causa”, concluiu.

Entre os participantes, o professor Daniel de Assis comentou que foi uma experiência única. “Nunca tinha participado de uma formação assim, que nos ensina como conduzir, por exemplo, uma pessoa cega, ou vivenciar modalidades paralímpicas como a bocha. Isso com certeza vai me ajudar muito na minha atuação como professor. Que venham mais formações como essa!”

O educador Cláudio Gomes de Carvalho também compartilhou. “Foi maravilhoso. Uma oportunidade de reflexão, aprendizado e percepção de que podemos fazer mais do que imaginamos. Espero vivenciar experiências como essa mais vezes”, comentou.


#PraTodosVerem: imagens mostram momentos da formação do Programa de Educação Paralímpica, promovida pela Prefeitura de São Sebastião. Na primeira imagem, diversos professores participam de uma dinâmica com vendas nos olhos, simulando a locomoção de pessoas com deficiência visual. Na segunda, um grupo de profissionais observa a prática da modalidade paralímpica bocha, com atletas e instrutores, incluindo uma pessoa cadeirante com o equipamento adaptado para o lançamento das bolas. Na terceira imagem, três pessoas, as secretárias Marta Braz e Juliana Coelho, e o coordenador David Farias Costa, estão em pé diante de um público, falando ao microfone no auditório da Secretaria da Educação. Na quarta foto, o público assiste atentamente à formação. São homens e mulheres sentados, com expressões de atenção e interesse. Fim da descrição.