A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promoveu nesta quinta-feira (31/7) uma roda de conversa no Núcleo Juquehy, na Costa Sul, como parte da Campanha de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa.

A ação integra uma programação especial que acontece entre julho e agosto em diversos bairros do município, com o objetivo de informar, conscientizar e orientar a população idosa sobre os cuidados essenciais para evitar quedas, um dos principais fatores de risco à saúde nessa faixa etária.

Conteúdo da palestra

O encontro reuniu cerca de 30 idosos e foi conduzido por Andressa Mari Wezassek, chefe de divisão do Departamento de Políticas Públicas da Sepedi. Durante a atividade, foram apresentadas medidas práticas para tornar o ambiente doméstico mais seguro, além de orientações sobre a importância da atividade física para fortalecer músculos, melhorar o equilíbrio e preservar a mobilidade.

“A fratura de fêmur, por exemplo, tem alto risco de mortalidade: um a cada quatro pacientes morre após sofrer esse tipo de lesão. Além disso, a queda pode comprometer de forma severa a saúde física e mental do idoso”, alertou Andressa. Segundo ela, a campanha tem como foco intensificar as orientações e prevenir ocorrências graves.

Participação e depoimentos

O encontro contou com a presença do secretário adjunto da Sepedi, João Baptista Fernandes, que reforçou o compromisso da gestão com a pauta do envelhecimento ativo. “A maturidade e a visão de vida mais elevada são as recompensas que a velhice nos oferece”, destacou.

Os participantes também manifestaram a importância da ação. A moradora de Barra do Una, Sandra Nogueira Isola, de 76 anos, afirmou: “Devemos cada vez mais nos cuidar e manter hábitos saudáveis para garantir mais qualidade de vida e longevidade.”

Já Otoniel Veronizze, de 69 anos, ressaltou: “Participo de várias atividades da Sepedi e sou muito grato pelo olhar atento e sensível com a nossa classe.”

Avaliação da gestão

A secretária da Sepedi, Juliana Coelho, destacou que a abordagem itinerante das palestras reforça o cuidado da administração municipal com a população idosa:
“As ações nos bairros são fundamentais. As quedas entre idosos são frequentes, mas com medidas simples de prevenção podemos reduzir significativamente esses riscos, promovendo mais autonomia e qualidade de vida.”

Ao final da atividade, foram distribuídos folhetos informativos com orientações práticas sobre prevenção de quedas.

Próximas palestras da campanha:

4 de agosto (sexta-feira)
- Núcleo São Francisco – 9h
Rua Gilberto Pedro do Rego, 45, São Francisco

- Núcleo Topolândia – 14h
Rua Antônio Pereira Silva, 170, Topolândia

7 de agosto (segunda-feira)
- Núcleo Jaraguá – 9h
Rua Guilherme de Almeida, s/n