Com o objetivo de aprimorar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, representantes da Prefeitura de São Sebastião realizaram, na última terça-feira (15/7), uma visita técnica ao Centro TEA Paulista, localizado na capital. A comitiva contou com profissionais das secretarias da Educação (Seduc), Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), de Saúde (Sesau) e Obras (Seo).

O grupo conheceu de perto as instalações do equipamento estadual, que reúne práticas intersetoriais, atendimento especializado e formações continuadas, com foco no acolhimento, orientação e inclusão de pessoas com TEA de todas as idades. Durante a visita, os técnicos sebastianenses exploraram salas sensoriais, espaços de escuta, biblioteca especializada e o Polo de Empregabilidade Inclusiva, entre outros ambientes do centro.

O objetivo da visita foi conhecer as metodologias utilizadas e buscar referências para qualificar ainda mais os serviços oferecidos no município, além de ampliar o olhar sobre as necessidades das pessoas com TEA e suas famílias.

A secretária da Sepedi, Juliana Coelho, fala sobre a importância da ação. “A visita técnica com as demais equipes das secretarias foi essencial para implementarmos no município serviços especializados conforme necessidades das pessoas com TEA. Assim também, buscamos a parceria com o Centro com as capacitações para as secretarias para que possamos preparar profissionais de diversas áreas para atuarem no suporte e atendimento das pessoas com autismo e suas famílias”, disse.

“Estamos avançando para uma educação mais inclusiva, sensível e preparada para acolher cada aluno em sua individualidade. Conhecer de perto o trabalho do Centro TEA Paulista nos trouxe novas perspectivas e ferramentas que vão fortalecer nossas ações em São Sebastião. Nosso compromisso é garantir que todas as crianças, inclusive aquelas com TEA, tenham acesso a uma educação de qualidade, com respeito, escuta e apoio especializado”, destacou a secretária de Educação, Marta Braz.

Além da visita, a parceria com o Centro TEA Paulista resultará em uma formação específica para os profissionais da rede municipal das diferentes secretarias incluindo Sesau, Sedes, Seesp, Seduc e Sepedi, iniciando neste mês pelos servidores da Educação.

Esta primeira formação será ministrada pela equipe do próprio Centro nos dias 25, 28 e 29 de julho, com a participação dos profissionais de apoio e professores do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE), promovendo a qualificação técnica e o fortalecimento das práticas inclusivas no ambiente escolar.

O Centro TEA Paulista é coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e foi inaugurado recentemente como parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEIPTEA), com a proposta de oferecer uma abordagem multidisciplinar, acolhedora e conectada às necessidades reais das pessoas com TEA e seus familiares.

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos durante a visita de representantes da Prefeitura ao Centro TEA Paulista. A primeira foto mostra um grupo de 13 pessoas, em sua maioria mulheres, posando sorridente em frente a um painel roxo com o nome “Centro TEA Paulista” ao fundo. A segunda mostra cinco mulheres ouvindo atentamente uma explicação de uma profissional do Centro, com o logotipo do Governo de SP ao fundo. A terceira mostra quatro mulheres em volta de uma mesa observando um brinquedo pedagógico sensorial de madeira com peças coloridas. A quarta foto mostra o grupo de visitação caminhando em direção à entrada do Centro TEA Paulista, com a fachada azul do prédio e o nome do espaço visível. Fim da descrição.