Secretaria de Meio Ambiente inicia intervenção para manejo da vegetação na Praia Deserta
Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) juntamente com a Secretaria das Administrações Regionais (SEADRE) estiveram, nesta quinta-feira (28/09), na praia Deserta, região central da cidade, executando uma ação de manejo e poda da vegetação existente no local.
Virada Sustentável traz para São Sebastião e Ilhabela rodas de conversa com especialistas em diversas áreas
Entre os dias 6, 7 e 8 de outubro, São Sebastião e Ilhabela serão palco, pela primeira vez, da Virada Sustentável, um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela ONU. As atividades promovidas pelo evento vão desde rodas de conversa a atrações musicais.
SEMAM e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado fazem coleta de amostras de água e mexilhão perna-perna para análise
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), acompanhou, esta semana, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em um atendimento ao programa de animais aquáticos, na colheita de amostras de água e mexilhão perna-perna, na praia das Cigarras, Costa Norte.
Em comemoração ao Dia da Árvore, crianças do projeto Garoçá plantam 50 mudas na Praça do Kitesurfe, na Enseada
Para comemorar o Dia da Árvore (21/09), na véspera da chegada da Primavera, crianças de 6 a 12 anos do Projeto Garoçá (vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano - SETRADH), plantaram hoje, na Praça de Kitsurfe, na Enseada, Costa Norte de São Sebastião, 50 mudas de diferentes espécies.
Acompanhadas pelos professores, as crianças plantaram Pitangueiras, Araçás, Aroeiras, Ingás e Ipês Brancos. Cada árvore recebeu o nome de uma criança do projeto.
Secretaria de Meio Ambiente colocará placa para identificar ninho de coruja na Enseada
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) localizou no bairro da Enseada, Costa Norte da cidade, na Rodovia SP-55, um ninho da Coruja-Buraqueira, ave terrícola que é encontrada em quase todo o Brasil e que não tem predador natural.
Cerca de duas toneladas de lixo são recolhidas no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
As secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião participaram, no último sábado (16/09) do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no qual foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo. A SEMAM atuou no mangue Ninhal, na Enseada; mangue do Araçá (Varadouro); mangue Barra do Sahy e Praia do Porto Grande. Somente nessa última, foram retirados 200 kg de sujeira. Praia Deserta (região central) e Maresias (Costa Sul) coletaram cerca de 120 kg cada. Somente na Costa Norte foram aproximadamente 700 kg em três praias.
São Sebastião participa de ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que acontece neste sábado
O Instituto Terra & Mar coordena no dia 16 de setembro, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 2017”, que ocorrerá a partir das 9h, em diversos pontos da cidade. Por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, este evento mundial visando a educação ambiental e a conservação marinha vem sendo promovido há 32 anos em vários países.
“Vem Passarinhar São Sebá” é sucesso entre praticantes de birdwatching
O primeiro evento de observação de aves do Litoral Norte, o “Vem Passarinhar São Sebá”, foi realizado no último domingo (10/09), no Sertão de Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião.
São Sebastião vai ganhar escola de educação ambiental
São Sebastião vai contar com uma Escola Municipal de Educação Ambiental que deverá ser lançada no próximo dia 21 de setembro, data comemorativa do “Dia da Árvore”. O projeto vai contar com a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e dos Recursos Naturais Renováveis.
Prefeitura lança projeto de recuperação de áreas degradadas no município
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) iniciou um projeto de recuperação de áreas degradadas de São Sebastião. A operação vai contemplar áreas públicas e privadas que apresentem uma situação ambiental de notória degradação, tal como aquelas observadas nos morros do Guaecá, Toque-Toque e Paúba, que apresentam ausência de vegetação arbórea e graves processos erosivos.