São Sebastião recebe certificado Município VerdeAzul

Cerimônia realizada em Bauru reconheceu o trabalho do Governo sebastianense

A Prefeitura de São Sebastião recebeu a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), em cerimônia realizada na cidade de Bauru, no dia 11 de julho. O trabalho do Governo Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) recebeu assim, a certificação do primeiro ciclo 2019.

Governo Municipal se qualifica para certificado no Programa Município VerdeAzul

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), participa da cerimônia de qualificação para certificação do ciclo 2019 do Programa Município VerdeAzul. A solenidade ocorre em Bauru (SP), nesta quinta-feira (11).

A participação da cidade no  Programa Município VerdeAzul (PMVA), é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.

Prefeitura inicia cadastro de usuários náuticos em Barra do Sahy

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), iniciou cadastro de usuários náuticos para o ordenamento do uso sustentável em Barra da Sahy, na Costa Sul de São Sebastião.

O Governo Municipal contou com apoio do Instituto Conservação Costeira (ICC), que acompanha a busca da comunidade local pelo ordenamento e o bom uso do local conhecido como Portinho.

O secretário adjunto de Meio Ambiente Leandro Saadi ressaltou a importância do cadastro, e dos benefícios que a comunidade caiçara adquire ao ordenar e dividir o espaço com seus pares.

Segundo o biólogo do ICC, Edson Lobato, o cadastro é essencial e se trata de etapa inicial para desenhar o turismo participativo e sustentável no plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy.

A ação contou com a participação e colaboração de barqueiros e pescadores. Todos os envolvidos possuem o mesmo interesse, a de ordenar o ambiente, para que as comunidades locais possam exercer as suas atividades econômicas de maneira sustentável, e em respeito ao meio ambiente. 

1º Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral Norte tem início na Rua da Praia

A Prefeitura de São Sebastião abriu o 1º Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral Norte (CESLN), na Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade, na manhã desta segunda-feira (3).

O evento, que segue até quarta-feira (5), é realizado em conjunto com o Instituto Supereco e conta com cerca de 200 pessoas envolvidas com a organização, desde crianças e a adultos, pescadores, pesquisadores e empresários.  

A fundadora e presidente do Instituto Supereco, Andrêe de Ridder Vieira, ressaltou as medidas adotadas no congresso. Entre elas, os resíduos produzidos durante os três dias de evento com destinação certa, os crachás de identificação com sementes para plantio, e o estímulo para uso de canecas reutilizáveis ao invés de copos descartáveis.