Prefeitura promove visita monitorada de escola ao Viveiro Municipal

A Prefeitura de São Sebastião promoveu recentemente visita monitorada dos alunos da Escola Tia Marisa ao Viveiro Municipal, localizado no bairro da Reserva Du Moulin, na região central da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), por meio da Divisão Socioambiental, apresentou as atividades do Viveiro que tem como objetivo a produção e manutenção de mudas nativas.

Às crianças, o engenheiro agrônomo da SEMAM, Anderson Ribeiro, explicou sobre a atuação na promoção do plantio de diferentes espécies nativas e frutíferas ao longo do município, que aumenta a biodiversidade na região. “Além do trabalho de Educação Ambiental para visitantes e atividades educacionais monitoradas”, comentou, ao destacar também o trabalho de recuperação em Áreas Degradadas e de Preservação Permanente.

Ribeiro apresentou aos alunos a compostagem, a criação de galinhas, horta orgânica, as frutíferas e mudas nativas, além de um modelo de caixa para criar abelha e a sua importância para a existência de vida na Terra.

Os alunos também aprenderam com o viveirista e funcionário municipal, Luís Rodrigues, que falou sobre o artesanato que realiza, confeccionando móveis com o aproveitamento da poda de árvores, e a importância no reaproveitamento do material, com a diminuição de resíduos gerados.

A professora Tatiana Barbosa destacou que o Ensino não se faz apenas em sala de aula. “Essas atividades são importantes, pois funcionam como recursos pedagógicos que contribuem para tornar a aprendizagem mais estimulante e enriquecedora. Nossos pequenos amaram tudo”, ressaltou.

A engenheira agrícola da SEMAM, Nathalie Pacheco, atenta para a necessidade de despertar o interesse das próximas gerações com as questões ambientais. "As atividades extracurriculares, em ambiente diferente ao que o aluno já está acostumado, são de grande valia e contribuem para o aprendizado e melhor absorção do conteúdo", comentou.

O Viveiro Municipal está aberto para visitas de munícipes e escolas interessadas. Para isso basta entrar em contato com a SEMAM, por meio dos telefones (12) 991088259 ou (12)981150530. 

Secretaria de Habitação participa de oficina de Gestão de Praias e Mudanças Climáticas

Os fncionários do grupo técnico de trabalho da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB) da Prefeitura de São Sebastião participaram nesta segunda-feira (29) da oficina ‘Gestão de Praias e Mudanças Climáticas’, aplicada pela aluna de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, Marina Corrêa, e do auxiliar Ivan Gonçalves de Castro Ferreira, junto ao Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha (IO-USP). 

A oficina integra uma série de medidas da Administração Municipal em relação à Gestão de Praias e o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto ORLA). Recentemente, o prefeito Felipe Augusto esteve em Brasília para discutir a gestão das praias marítimas urbanas, e também áreas e bens de uso comum que passarão a ser de responsabilidade do município, em reunião com o secretário nacional e estadual do Patrimônio da União (SPU), Fernando Anton Basus Bispo, e o secretário estadual do SPU, Eduardo Santos Barroso. 

O Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha da USP faz parte de uma pesquisa que trata da importância do governo de municípios costeiros na tomada de decisão sobre adaptação às mudanças climáticas. A pesquisa está discutindo como a gestão municipal enxerga o funcionamento e o manejo das praias atualmente e no cenário de mudanças climáticas. De acordo com a pesquisadora, Marina Corrêa, o intuito do levantamento é entender como a ciência pode ajudar no aprimoramento da gestão de praias no Litoral Norte do Estado de São Paulo. As políticas públicas municipais, com relação à gestão de praias, estão em processo de adequação aos procedimentos legais. Brevemente a sociedade civil discutirá o tema.

A pesquisa está sendo realizada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP: 2018/13238-9), vinculada ao Projeto Temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática (FAPESP: 2015/03804-9). A Oficina de Gestão de Praias e Mudanças Climáticas foi realizada com apoio do Bolsas Funbio – Conservando o Futuro que conta com a parceria do Instituto Humanize (www.funbio.org.br).

Prefeitura e ICC realizam oficinas participativas do plano de manejo APA Baleia Sahy


A Prefeitura de São Sebastião e o Instituto Conservação Costeira vão realizar oficinas participativas sobre o diagnóstico, zoneamento e programas de gestão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy. Os encontros são abertos ao público.
O objetivo é apresentar o processo de elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação que visa alternativas para o desenvolvimento da região de forma sustentável. 
As oficinas sobre diagnóstico e zoneamento serão realizadas no dia 24/07 (quarta-feira), no Instituto Verdescola, na Vila Sahy, Costa Sul do município; e no dia 07/08 (quarta-feira) na Secretaria de Meio Ambiente, no Centro da cidade. Já as oficinas sobre os programas de gestão serão nos dias 22/08 e 10/09, também no Verdescola e no Meio Ambiente.
Oficina sobre o diagnóstico e zoneamento
24/07 – Costa Sul 
9h30 - Instituto Verdescola - Rua Marginal, 44 - Vila Sahy