A colônia reprodutiva de aves marinhas trinta reis (Sterna hirundinacea) que fizeram ninhos em embarcações fundeadas, em período de inoperância, no canal de São Sebastião, próximo ao terminal Almirante Barroso, está sendo monitorada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o Projeto AVES AMAR do Instituto Laje Viva.

No monitoramento realizado na última semana foi feita a recontagem dos ovos, a identificação de mais duas espécies de trinta reis, Thalasseus maximus e Thalasseus acuflavidus, a visualização de animais que foram anilhados nos outros anos e o anilhamento de dois filhotes.

Segundo a médica veterinária da SEMAM, Simone Monteiro, a perturbação faz com que as aves abandonem os ninhos. “Monitoramos esses ninhos com toda cautela necessária e pedimos que as pessoas mantenham distância durante esse período para que elas não abandonem seus ninhos”, ressaltou.

Participam da equipe de monitoramento a coordenadora do projeto Aves Amar e médica veterinária Juliana Saviolli e os biólogos Leo Francini e Álvaro Augusto Santos Moura com apoio da médica veterinária Simone Monteiro e do marinheiro André Luis da SEMAM.