Comunidade é formada por professores experientes nos processos de ensino e aprendizagem, que geram e compartilham conhecimento sobre Educação para o Brasil
Duas professoras da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião foram aprovadas no processo seletivo da revista Nova Escola para compor o Time de Autores, comunidade formada por professores experientes nos processos de ensino e aprendizagem, que geram e compartilham conhecimento sobre Educação para o Brasil. São elas a coordenadora da E.M. Henrique Botelho (Centro), a professora de Língua Portuguesa Rosana Salvini Conrado; e a professora de Inglês da E.M. Cynthia Cliquet Luciano (Enseada), Manuella Lisboa Gomes da Silva.
Manuella, professora da Rede desde 2009, leciona inglês desde 2011. Ela foi selecionada em março junto com outros 20 professores, de um total de três mil inscritos. Os planos de aula de Inglês são voltados para alunos do sexto ao nono ano e já começaram a ser publicados. Sua missão é elaborar 15 planos de aula, de 50 minutos cada, em que o aluno participe mais do processo de aprendizagem. “A ideia é que se aprenda a falar a língua falando. O trabalho é orientado por uma especialista e também por uma mentora, para ajudar no processo criativo e no controle da qualidade da produção desses planos”, contou Manuella, que se interessou em participar porque já vem pesquisando há alguns anos a elaboração de material didático. “Vi nesse projeto uma oportunidade de aplicar tanto meu conhecimento teórico quanto o conhecimento de escola pública. Ensinar inglês em escola pública não é fácil, mas me fascina a possibilidade de produzir um material que de fato aproxime o aluno da língua falada, da produção oral e escrita, da compreensão da língua inglesa”, disse.
Os primeiros planos produzidos pelo time de Inglês já estão começando a serem publicados no site da revista Nova Escola (https://novaescola.org.br) e podem ser acessados gratuitamente. “Essa é mais uma fonte de inspiração, conhecimento, que o professor pode levar para a sala de aula”, avaliou.
Já Rosana passou pela seleção em maio e foi chamada em junho.
Ao todo, cem professores do Brasil foram selecionados para elaborar sequências de atividades (didáticas).
Segundo a professora Rosana, a ideia é fomentar a prática dos professores, dar condições para que tenham amplitude e acabem adequando suas práticas ao que orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “É algo pioneiro pensando nessa linha, porque a BNCC acabou de ser aprovada e a Nova Escola já está trabalhando com ela”, avaliou a professora, que a partir de hoje (30) começa a produção dessas sequências, que devem ser publicadas até dezembro deste ano. “É um trabalho remunerado e acho importante porque vai me atualizar também”, disse.
Manuella e Rosana, antes de começarem a produção dos planos de aula, participaram de um evento de formação, em Itapeva (MG), quando conheceram um pouco mais sobre a metodologia proposta pela Nova Escola, receberam orientações sobre a qualidade do material que seria desenvolvido e um cronograma para a entrega dos planos.
Time de Autores
O primeiro desafio desse Time é produzir, até o final de 2018, 6 mil planos de aula para Educação Infantil e disciplinas do Ensino Fundamental, como Matemática, Ciências, Inglês, História, Geografia e Língua Portuguesa.
O resultado do trabalho do Time de Autores de Matemática já está publicado no site. São 1.500 conteúdos de qualidade disponíveis para todos os professores do Brasil. Agora, as equipes de Língua Portuguesa e Educação Infantil estão trabalhando a todo vapor.
Nova Escola
A Associação Nova Escola, que publica Nova Escola e Gestão Escolar, se uniu à Fundação Lemann e ao Google.org, braço filantrópico do Google, para criar milhares de planos de aula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental totalmente gratuitos e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na Educação Infantil, também conta com o apoio técnico do Instituto Alana, que, junto com Nova Escola, está pensando com cuidado nos conteúdos para os professores dos bebês e dos pequenos.
A missão do projeto é colocar professoras e professores brasileiros, de escolas públicas e privadas, no lugar de autores de materiais sobre os processos de ensino e aprendizagem.