O Centro Integrado Profissionalizante (CIP) encerrou, nesta quarta-feira (8), as aulas do curso gratuito de ‘Processamento Caseiro de Bananas’.
Entre as receitas ministradas na formação da área de culinária, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a fazer bananada, doce em calda, bolo invertido, bolo com casca, pão doce com recheio, torta de carne seca, ceviche, farofa, chips, entre outras iguarias com a fruta.
A capacitação foi oferecida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio CIP, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Fundo Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).
Cerca de 15 alunos com mais de 18 anos participaram da formação que foi realizada durante dois dias no Polo de Capacitação do Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião.
A aluna Neina Soares, 43 anos, casada, dona de casa, moradora do bairro Jaraguá, na Costa Norte, ficou satisfeita com a capacitação. “É o segundo curso gratuito que faço pelo CIP. O primeiro foi de panificação. Este de processamento caseiro de bananas vai complementar o de panificação, com geleias, entre outras delícias, que vou produzir e aumentar a minha renda. Empreendedorismo é tudo”, disse Neina.
“Tenho uma pequena plantação de bananas. Como agricultor vejo o incentivo que o governo municipal nos proporciona, e agora vou ampliar minhas vendas, já que produzo a fruta e, junto à minha esposa, vamos preparar as delícias gastronômicas que aprendi nesta formação incrível”, avaliou Ilineu Jesus, 48 anos, casado, agricultor, também, morador do bairro Jaraguá.
A nutricionista e professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Tainara Ramos, elogiou a turma. ‘Eles foram muito participativos e o preparo de alimentos com a banana, uma fruta muito nutritiva, gera saúde e renda”, afirmou Tainara.
‘Qualifica São Sebá’
Os cursos gratuitos profissionalizantes, com as características econômicas do município, têm como intuito capacitar a população sebastianense para a geração de emprego e renda e integra o programa municipal ‘Qualifica São Sebá – Qualificação Profissional é Aqui’ 2024, com mais de 10 mil vagas, 552 turmas, em 156 formações.
O programa municipal ocorre em parceria com instituições, tais como, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e programa estadual ‘Qualifica SP’.
Os alunos recebem certificados ao final das formações.
#PraTodosVerem: fotos mostram alunos e professora em aula do curso gratuito ‘Processamento Caseiro de Bananas’ do programa municipal Qualifica São Sebá – Capacitação é Aqui’. Fim da descrição.