Novos equipamentos e drogas anestésicas mais modernas permitem a realização das anestesias gerais com maior qualidade e segurança para os pacientes

A primeira anestesia venosa total alvo-controlada foi realizada pela primeira vez no Hospital de Clínicas de São Sebastião para uma cirurgia plástica de mamoplastia, na última semana.

Até então, lá eram realizadas apenas anestesias gerais na técnica inalatória. Segundo informações da Secretaria de Saúde (SESAU), há anos vinha sendo solicitada a aquisição de medicamentos e equipamentos mais modernos para a evolução das anestesias realizadas no hospital, porém não era dado o devido valor e importância ao assunto.

No decorrer do ano de 2017 os pedidos dos médicos anestesistas foram sendo analisados e atendidos, com a aquisição de drogas anestésicas mais modernas, além de equipamentos que permitem a realização das anestesias gerais com maior qualidade e segurança para os pacientes, como pomada para proteção ocular (Epitegel), opióide Remifentanil que tem metabolismo ultrarrápido, bombas alvo-controladas.

De acordo com o secretário da SESAU, Carlos Roberto Pinto, o uso dessa técnica, associada a novos medicamentos anestésicos, permite que o anestesista possa usar uma menor quantidade de medicamento, propiciando menores alterações hemodinâmicas e rápida eliminação das drogas, levando o paciente a um despertar rápido, tranquilo e com menos efeitos ruins como náuseas, vômitos, sonolência, indisposições, frequentemente observados nos pacientes submetidos à anestesia geral inalatória.

“Essa técnica anestésica coloca o nosso hospital em outro patamar. A administração do prefeito Felipe Augusto, através do seu novo modelo de gestão da Saúde, tem se preocupado em melhorar as condições de trabalho dos profissionais, por meio de reformas das instalações do Complexo Hospitalar e aquisição de novos equipamentos de ponta, além do treinamento continuado de suas equipes de trabalho através de cursos que abrangem a parte administrativa até o corpo médico”, finalizou o secretário.