O Procon de São Sebastião participa do mutirão organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para atendimento a consumidores endividados que desejam buscar soluções para o pagamento de suas dívidas com o apoio do ‘Renegocia!’, em ação do governo federal.

O mutirão vai até o dia 11 de agosto de 2023 e abrange todos os segmentos. O consumidor que desejar fazer a renegociação pelo Procon pode acessar a plataforma www.consumnidor.gov.br ou comparecer a unidade de atendimento presencial, munido de certidões e extratos contendo os valores das dívidas e os nomes dos bancos, para o órgão apresentar e estudar se a condição é de endividado ou superendividado.

Os interessados no atendimento devem levar todos os documentos necessários, como documento pessoal e contratos das dívidas, mas também podem ser faturas, comprovantes de pagamentos, extratos, etc. Podem ser extratos bancários de todas as contas, mesmo sendo com lojas, contas de energia, água, entre outros.

O diretor do Procon de São Sebastião, André Batelocchi, explicou o encaminhamento. Ao chegar ao Procon munido dos documentos, o órgão avalia a situação do consumidor, depois faz a Carta de Informações Preliminares (CIPs) e envia às instituições detentoras das dívidas para que ofereçam condições de parcelamento e negociação em um formao melhor ao apresentado ao consumidor. “A intenção é tirar o consumidor da situação de devedor e inadimplente; negociaremos condição especial para o consumidor sair da dívida e da inadimplência”, destacou Batelocchi.

Ainda de acordo com o Procon, podem participar pessoas endividadas e superendividadas e não há limites nos valores de dívidas nem de renda. O programa não atende dívidas de impostos (exemplo do IPVA, IPTU); taxas; crédito rural e contratos com garantia real (exemplo de penhora ou alienação fiduciária).

Serviço:

Mutirão Renegocia!
Data: até 11 de agosto

Atendimento presencial

Procon Centro
Agiliza São Sebastião
Endereço: Avenida Guarda-Mor Lobo Viana, 305 - Centro
Telefone: (12) 3892-1639
Atendimento: segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30

Procon - Unidade Costa Norte
Endereço: Rua Parque, 4 - Canto do Mar
Telefone: (12) 3861-3070.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (intervalo das 12h às 13h)

Procon - Unidade Costa Sul
Endereço: Avenida Walkir Vergani, 36 - Boiçucanga
Telefone: (12) 3865-1549
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Atendimento online
www.consumnidor.gov.br

 

#PraTodosVerem: imagem de atendimento no Procon no Centro, no Agiliza São Sebastião. Fim da descrição.