O fim de semana foi de muito aprendizado para profissionais que trabalham ou atuam na área de resgate em São Sebastião. No sábado (5) e domingo (6), servidores das regionais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), da Costa Norte, área Central e Costa Sul, agentes da Defesa Civil e voluntários do Plano Municipal de Contingência (Plamcon), participaram do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Resgate Urbano.
O objetivo foi atualizar os que já fizeram atividades semelhantes e capacitar os novos integrantes com abordagens, atendimento de emergência, controle da área, tempo resposta junto às unidades hospitalares e órgãos como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Bombeiros, Polícia Rodoviária.
“Nossos alunos saem do curso preparados para atuar nas mais diversas situações que necessitam de atenção imediata”, explica Victor Hugo Soares da Silva, instrutor e coordenador geral da empresa Por Vidas, responsável pela realização do curso que contou e agentes da Defesa Civil, bombeiros civis, auxiliar e técnico de enfermagem, enfermeiro, condutor.
Para o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, a realização do curso é de fundamental importância para todo o grupo que atua em áreas de risco e resgate. “Mas tivemos o prazer de focar nos servidores das regionais da prefeitura porque, geralmente, eles são os primeiros a chegar em uma ocorrência, o que possibilita fazer uma avaliação e o pré-atendimento até a chegada do resgate”.
Quem concorda com isso é o chefe na Regional Maresias, na Costa Sul, Paulo César Matias. “Temos equipamentos e equipes preparadas para casos de retiradas de árvores, limpeza de vias e até atendimento inicial a possíveis vítimas. Por isso, esse curso é muito importante e vamos repassar àqueles que não puderam estar presencialmente”, conta.
#PraTodosVerem: equipes e instrutores em curso realizado no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande. Fim da descrição.