A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de São Sebastião levou um grupo idosos para passear na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba. A viagem foi na quinta-feira (6) e reuniu 60 idosos. A ação faz parte do projeto ‘Pé na Estrada’ que iniciou a programação este ano atendendo os frequentadores do Centro de Convivência da Terceira Idade Polvo e Centro de Convivência da Terceira Idade Pontal da Cruz.

O Projeto ‘Pé na Estrada’ visa proporcionar passeios e viagens para idosos e pessoas com deficiência de forma integrá-los a outros municípios, onde essa atividade de turismo pode atuar de maneira positiva no processo de envelhecimento, estimulando na pessoa idosa sua autoestima, convivência social, participação ativa, autonomia, independência na busca por novos conhecimentos e novas motivações para a vida.

A programação de 2025 contemplará todos os grupos de idosos que frequentam os núcleos da Sepedi e as instituições, sendo elaborado o roteiro junto aos mesmos.

“Nossos idosos podem utilizar seu tempo de lazer como um meio de transformação interna e externa, se conscientizando para o fato de que ainda terá muito que viver, aprender e ensinar”, explica a secretária da Sepedi, Juliana Coelho.

Uma das participantes do passeio foi Marilda Tool de Almeida, 80 anos, moradora do bairro Pontal da Cruz. Ela fez a inscrição para o passeio por meio do CCTI do Polvo. No retorno da viagem só teve e elogios, ao motorista e à equipe da Sepedi. “A viagem foi muito boa. Já tinha ido ao Aquário de Santos e quero participar de mais passeios”, contou.

Para ela, essas viagens permitem sair de casa, da importância para os idosos como ela não ficarem em casa sozinhos e poderem ter vivências junto a outras pessoas, além de agradecer a Deus por sua vida. Em Aparecida, Dona Marilda aproveitou para ir à missa, passear por algumas lojas, fazer fotos e almoçar com as companheiras.

Miriam Carneiro Costa, 73 anos, considerou o passeio maravilhoso. Ela também não perde um passeio da Sepedi e considerou um privilégio poder revisitar Aparecida onde também foi à missa e à Sala dos Milagres.

O Pé na Estrada procura ouvir os idosos e instituições sobre o próximo destino. Foi o que aconteceu no caso de Aparecida onde a escolha do destino foi do CCTI Polvo, parceiro da Sepedi.  

“O destino para Aparecida era um lugar que muitos gostariam de conhecer. Essa parceria da Sepedi e CCTI sempre foi muito importante para o melhor atendimento aos idosos", disse a presidente do CCTI Polvo Berenice Medeiros. 

A nova viagem já está agendada ao público de pessoas com deficiência neste mês de fevereiro.

 

#PraTodosVerem: Imagem dos grupos em vários locais der Aparecida. Fim da descrição.