O projeto Jovens em Ação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), lançou há um ano a revista bimestral “Inspira”, que hoje é digital e impressa, cujo conteúdo é produzido por alunos dos grêmios estudantis das dez escolas de ensino fundamental 2 da rede pública, na qual divulgam as atividades feitas nas unidades escolares.

Segundo o professor e coordenador do projeto, Rafael Romero, o objetivo principal é fomentar o protagonismo juvenil, dando aos alunos a oportunidade de terem voz na sociedade e conscientizando sobre suas decisões como cidadãos.

O projeto conta com a participação de cerca 150 pessoas entre alunos e professores. De acordo com a diretora da EM Luiza Helena de Barros, Paola Lara Garrido Basso, o projeto mexeu com os alunos da Unidade Escolar, levando-os a perceber a possibilidade de participação nas ações desenvolvidas na escola. “O projeto desperta a liderança, a imaginação, o senso crítico dos alunos. É sensacional”, disse ela, que destacou que a revista trata de assuntos ligados ao meio dos alunos e também é um convite a leitura.

Para a coordenadora pedagógica da EM Henrique Botelho, Rosana Salvini Conrado, a participação dos alunos na produção desses textos é muito importante, pois os tornam autores de textos que irão passar por diversas mãos, dando a eles um sentimento de valor. “É um canal de comunicação. Eles gostam muito de participar”.

A edição mais recente, de março e abril, fala sobre a Cultura Caiçara e pode ser conferida no seguinte endereço:

https://drive.google.com/file/d/11yp5gWaFCn1uIXe7sMDLuVTr7FMR5vmj/view