As secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e de Serviços Públicos (SESEP) da Prefeitura de São Sebastião promoveram, na manhã desta quinta-feira (5), uma visita técnica para apresentar a nova Área de Transbordo construída no bairro do Jaraguá, na Costa Norte do município.

Participaram o vereador Maurício Bardusco e representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), Fábia Mandú, Silas Werner e Tatiana Araújo, assim como da Associação Cigarras Viva, Joceli Carvalho e Jô Camargo, além dos secretários da SESEP, Gelson Aniceto, e da SEMAM, Flávio Queiroz.

Na ocasião, o grupo visitou diferentes instalações do espaço, incluindo da balança para pesagem de caminhões, com capacidade de 60 toneladas, área de estacionamento para até seis caminhões e a rampa para despejo de resíduos. No local, também estão previstas para serem construídas edificações que abrigarão escritório, banheiros e refeitório.

Além das instalações já concluídas, serão executadas, ainda, a construção de um galpão de 1.800 metros quadrados, que será ocupado pela Cooperativa de Reciclagem de São Sebastião (COOPERSUSS), dando fim a uma antiga reivindicação da entidade por mais espaço e estrutura, como escritório, banheiro, vestiário e refeitório, todos contemplados no projeto a ser executado.

Outra estrutura a ser instalada, em uma segunda etapa da obra, é o espaço para tratamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), são aqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis.

Sobre o espaço visitado, Tatiana Araújo, que também compõe a Associação dos Amigos da Praia de Guaecá (Saguaecá), disse que teve uma impressão positiva. “Ter uma área para tratamento do RCC será de suma importância para a cidade. O governo também foi receptivo sobre a possibilidade de trabalhar com compostagem, valorizando os resíduos orgânicos”.

Segundo Aniceto, a obra diminuirá os impactos negativos na Rodovia Dr. Manoel Hyppolito do Rego (SP-55) – no trecho urbano da Avenida Guarda Mor Lobo Vianna. “A localização do novo espaço possibilita que o trajeto dos caminhões de transbordo seja feito exclusivamente pelo Contorno Sul da Tamoios, melhorando o trânsito local e evitando que o mau cheiro seja propagado pela área urbana do município”.

Silas Werner, que é membro da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, ficou bastante impressionado com a estrutura. “Superou minhas expectativas iniciais. Parabéns ao prefeito Felipe Augusto”, comentou.

Para Flávio Queiroz, a implantação do novo transbordo é de grande importância para o município. “Uma estrutura que trará grandes melhorias na coleta, transporte e destinação final dos resíduos, logisticamente será muito melhor. Está também contemplado no projeto a nova sede da COOPERSUSS, muito bem estruturada para melhorar as condições de trabalho dos cooperados”, destacou.

#PraTodosVerem: visitantes são apresentados à area do novo Transbordo