Uma das exigências da sociedade atual é que a educação ganhe um novo modelo de ensino, tendo em vista a geração de nativos digitais nelas presentes. Mensalmente nas escolas da rede municipal como parte do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), a Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realiza uma orientação para os professores sobre o aproveitamento da grande influência que os games exercem sobre os estudantes.
Na E.M. Henrique Botelho aconteceu a orientação nos dias (19/08) e (26/08). A orientação foi dada pela diretora da escola, Profª Rosana Conrado e o Coordenador Pedagógico, Prof. Fabrício Bueno. Na orientação eles utilizaram como exemplo o trabalho realizado pela Profª Marilda Massucatto Braga, que aplica a metodologia ativa da Gamificação no desenvolvimento do currículo de Matemática em sala de aula.
A Profª Marilda compartilhou com os demais professores da unidade escolar a sua experiência em um processo contínuo de formação durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), com o objetivo de promover a imersão dos docentes no processo gamificado, por meio do desenvolvimento de conceitos sobre as metodologias ativas e sua influência na aprendizagem do aluno, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com a professora, a gamificação propicia oportunidades de o aluno participar ativamente das aulas de matemática de forma interativa, superando desafios. “No processo são incluídos jogos de diversas naturezas, laboratório de matemática, além de regras, pontuações, recompensas, próprias dos games”. Complementou Marilda.
O uso de games em sala de aula com um objetivo pedagógico bem formulado é o princípio da gamificação. A linguagem e os elementos dos games no ensino da Matemática propicia maior engajamento do aprendiz no processo de aprendizagem.
Os alunos desenvolvem habilidades artísticas e estéticas, relacionamentos colaborativos, além de vivência de regras éticas. Os desafios do processo de aplicação levam o aluno a romper com a cultura de cópias sem sentido, aprendizagem sem significado e comportamentos indesejáveis em sala de aula.
*Com supervisão de Cesar Rodrigues