A equipe técnica da Prefeitura de São Sebastião, enviada ao Rio Grande do Sul, finalizou as ações de auxílio administrativo, logístico e de ajuda humanitária, de aproximadamente R$ 800 mil, em doações, além de parcerias técnicas com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), a cooperação entre o governo municipal, Fundação Banco do Brasil e Aldeias Infantis SOS Brasil, resultou em 3 mil colchões e 5 mil cobertores doados. As primeiras remessas dos produtos já foram entregues no Centro de Distribuição de Passo Fundo (RS), onde são triadas e distribuídas às famílias gaúchas e abrigos.

Ainda segundo a secretaria, cerca de R$ 87.417,62 foram destinados à compra de combustíveis para abastecimento de aeronaves civis que realizaram ações de buscas, atendimento médico e envio de equipes para municípios rio-grandenses com dificuldade de acesso via terrestre. O trabalho foi desenvolvido pelo Ases Brasil, Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, que conta com uma rede de pilotos voluntários, em apoio aéreo filantrópico.

Entre as ações desenvolvidas em auxílio ao Estado rio-grandense, está o ‘Primeiro Departamento de Drones para Desastres no Brasil’, parceria com o Inpe, Ibama e ICMBio que ofereceu equipe técnica, equipamentos e suporte logístico.

O departamento conta com equipes do Corpo de Bombeiro dos Estados de Alagoas, Goiás e Amapá, além de técnicos, arquitetos voluntários, geólogos e alunos de arquitetura da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O serviço de mapeamento com drones em desastres consiste em realizar o aerolevantamento e mapeamento nos municípios mais afetados, de acordo com os locais indicados pelas prefeituras.

Após mapear as áreas atingidas, as imagens são processadas em escritório de gestão de crise, no departamento de ‘drone desastre’ e utilizadas para subsidiar e agilizar o processo de solicitação de recursos e prestação de contas, no sistema S2ID pelo município em calamidade pública.

O levantamento é gerado por modelo 3D, em que se pode observar a situação do local e diagnosticar as ações de resposta, cujo objetivo é obter recursos federais, de forma rápida, e com total transparência da necessidade de utilização.

A medida corrobora com o princípio de agilidade processual, podendo também ser realizada avaliação de diferentes profissionais a distância, e a comprovação real da necessidade dos recursos financeiros solicitados pelos municípios, integrando a tecnologia com a necessidade real da utilização emergenciais das verbas para desastres solicitados.

As solicitações das análises podem ser diversas e liberadas por fases, tais como ajuda humanitária, limpeza urbana, reestabelecimento e reconstrução.

Os servidores públicos municipais da Prefeitura de São Sebastião, Priscilla de Carvalho da Secretaria de Governo (SEGOV), Jéssica Marcelo dos Santos e Marcelo Faustino da Silva, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Eliazar Alves da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB) formaram a equipe técnica em auxílio aos rio-grandenses, e retornaram a São Sebastião em 25 de maio.

#PraTodosVerem: foto mostra equipe técnica da Prefeitura de São Sebastião. Fim da descrição.