A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e do Meio Ambiente (Semam), realiza na terça-feira (8/7) mais uma ação socioambiental no Centro Comunitário e Polo Cultural da Topolândia.
A iniciativa é direcionada a idosas que fazem parte do grupo da Sepedi e tem como objetivo estimular a socialização, além do bem-estar físico e mental através da prática da horticultura.
De acordo com o chefe de divisão da Semam, Silvio Peres, a limpeza e a preparação dos canteiros já estão prontas para receber o plantio das hortaliças. “É muito importante o trabalho de horta com o público idoso”, informa Peres.
Responsável pelo projeto na Sepedi, o chefe de divisão Weberton Machado Ribeiro reforça que “a horta comunitária pode ajudar a manter a mobilidade, a coordenação e a força dos idosos, além de ser uma forma de exercício físico leve e agradável. Atividades como o cultivo da terra podem reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, promovendo alegria”.
A ação será realizada no Centro Comunitário e Polo Cultural da Topolândia, à na rua Antônio Pereira, 170, às 9h, e as inscrições para participar devem ser feitas na sede da Sepedi ou pelo telefone (12) 3892- 4890.
Plantio das hortaliças 2025
A iniciativa conduzida pela Prefeitura de São Sebastião em relação as hortas e que envolve mais de uma secretaria municipal, apresentou os seguintes resultados em 2025.
Na horta do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) Canto do Mar, foram plantados 100 pés de alface, 50 de couve e 10 de salsinha e cebolinha, atendendo 40 pessoas que frequentam o centro, uma parceria entre a Semam e a Secretaria de Desenvolvimento Econômica e Social (Sedes).
Na horta desenvolvida na creche de Barequeçaba, ocorreram plantios que resultaram em 90 pés de alface, 30 de couve e 10 de salsinha e cebolinha, atendendo 50 crianças que frequentam a creche por meio de parceria entre a Semam e a Secretaria da Educação (Seduc).
Já na horta implementada no Projeto Viração, foram plantados 100 pés de alface, 30 de couve e 10 de salsinha e cebolinha, atendendo 70 crianças de 10 a 15 anos que frequentam o espaço, por meio de uma parceria entre a Semam e Sedes.
#PraTodosVerem: imagem da arte gráfica com informações da horta comunitária e a imagem de uma mulher realizando o plantio com a mão na terra, além de fotos de canteiros onde homens realizam o plantio das hortaliças. Fim da descrição.
Foto | Divulgação | PMSS