A Defesa Civil de São Sebastião foi contemplada com recurso de R$ 100 mil do governo do Estado. O dinheiro será utilizado para a compra de equipamentos eletroeletrônicos que vão ajudar as equipes nas ações em campo. A cerimônia de entrega foi realizada na terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do prefeito Felipe Augusto, do coordenador do órgão, Waguinho Barros e demais agentes.
O recurso é parte de emenda parlamentar do deputado estadual Rafael Henrique Cano Telhada, o Capitão Telhada (PP), que acompanhou o trabalho de resgate e reconstrução de São Sebastião após a tragédia de 19 de fevereiro de 2023, que atingiu, principalmente, a Vila Sahy, na Costa Sul, deixou 64 pessoas mortas, e atingiu mais de 3 mil pessoas.
De acordo com Waguinho Barroso, os recursos serão utilizados para a aquisição de computadores, notebooks, impressoras e drone, são equipamentos que vão auxiliar no monitoramento, na realização de vistorias e na realização de mapas de evacuação e mapas de risco.
O prefeito Felipe Augusto destacou a importância do recebimento da emenda e agradeceu ao governador Tarcísio de Freitas, ao deputado estadual Capitão Telhada e ao chefe da Casa Civil Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira. “ Essa ação fortalece a Defesa Civil e nos dá condições de trabalho. Lembrando que a Defesa Civil está presente em todos os momentos que o cidadão brasileiro mais precisa e aqui no estado de São Paulo, com todo esse respaldo do governador Tarcísio, cada dia mais temos o órgão fortalecido”.
Já o governador destacou que a autorização de novos convênios também reforça o comprometimento do governo de São Paulo com a segurança da população, promovendo ações preventivas de resposta a emergências e desastres.
Ele anunciou, ainda, que Defesa Civil do Estado vai aplicar mais R$ 1,7 milhão na aquisição de viaturas para os municípios de Carapicuíba, Cunha, Estrela d’Oeste, Getulina, Itapura, Limeira, Paraibuna, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires e São Sebastião.
“As iniciativas do Governo de São Paulo possibilitam uma gestão sistêmica de risco de desastres, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população. Estamos construindo uma Defesa Civil mais estruturada para atender os municípios e toda a população”, destacou o coronel Henguel.
#PraTodosVerem: Prefeito Felipe Augusto, governador Tarcísio de Freitas e Waguinho e Ricardo da Defesa Civil; salão do Palácio dos Bandeirantes lotado. Fim da descrição.