Após dois dias intensivos de oficinas, mais de 140 agentes da Defesa Civil da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (RMVale) ressaltaram a importância do treinamento preparatório para a Operação Chuvas de Verão 23/24.

Neste ano, as aulas teóricas e práticas foram realizadas em São Sebastião e após uma série de palestras, o grupo foi conhecer a área de risco localizada na Rua Antonio Tenório dos Santos, no Itatinga, região central do município.

Na avaliação do coordenador da Defesa Civil de São José dos Campos, José Benedito da Silva, fazer a reciclagem com análise em campo é muito importante, mesmo com as diferenças geológicas do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

“Essa participação é muito importante nesse momento, de reflexão, de treinamento, capacitação de equipes, unir forças e ver quais as necessidades de cada região. Estamos em uma cidade com característica diferenciada, mas trabalhamos o risco à população porque o intuito da Defesa Civil, antes de tudo, é fazer o trabalho preventivo nessas comunidades mais vulneráveis”.

Já o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes Pego, comentou sobre as semelhanças entre os dois municípios. “Temos problemas semelhantes, assim com geografias, e fazer esse treinamento in loco é importante para toda a equipe”.

A vistoria de campo foi monitorada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitar  os representantes da Defesa Civil a reconhecerem as características do solo e identificarem sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.

O principal objetivo desse treinamento foi especializar os agentes municipais de Proteção e Defesa Civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.

Os participantes tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre temas previsão meteorológica para o período, uma vez que o fenômeno El Niño deve perdurar até maio de 2024, estrutura do sistema de proteção e defesa, assistência social na emergência, análise de solo e vistoria de campo baseadas nas fases dos Planos Preventivos da Defesa Civil (PPDC).

Também contaram com instrução técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, voltada a orientação sobre os procedimentos para o resgate de animais domésticos. Já pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo (CEPED-SP/USP) foi abordada a gestão da logística humanitária.

Os municípios que participaram do treinamento, pontuarão no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul e cumprirão um dos critérios para recebimento no ‘Kit Operação Chuvas de Verão’, um dos critérios da ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.

 

 

#ParaTodosVerem – Imagem de treinamentos realizadas em edições anteriores