A Secretaria de Obras (SEO) da Prefeitura de São Sebastião iniciou os trabalhos de execução das obras emergenciais de drenagem e estabilização de talude na Vila Paraíso, em Barra do Sahy, na Costa Sul .

No local, será construído um muro em placas na base do talude, que será estabilizado com uso da técnica de solo grampeado com concreto projetado, que consiste na introdução de barras de aço em concreto de alta resistência no maciço e, posteriormente, a proteção da estrutura com jateamento de concreto projetado, armado com tela metálica.

A estrutura será projetada de forma escalonada, permitindo, assim, que canaletas intercaladas recebam o fluxo de água e conduzam para a escada hidráulica a ser construída.

Escadas hidráulicas são estruturas construídas em terrenos íngremes para ajudar no escoamento d'água nesses ambientes, colaborando para o controle do fluxo hidráulico e evitando que ocorram erosões no solo.

Após passar pela escada hidráulica, o fluxo de água será encaminhado para um poço de visita, instalado na base do talude, e seguirá por uma galeria de tubo de concreto até ser despejado na rede existente.

A Vila Paraíso, assim como vários bairros da Costa Sul, sofreu alterações no curso natural das águas, causando sobrecarga no sistema de contenção existente. Como consequência, houve deslocamento de um grande volume de terra, causando alagamento de ruas e degradação da infraestrutura local.

A intenção da Prefeitura, ao realizar a obra, é prevenir futuros problemas ao estabelecer um sistema de drenagem com a capacidade de lidar com grandes volumes de chuva em curtos intervalos de tempo. Isso viabilizará a canalização do fluxo por meio de dispositivos de transposição para a infraestrutura hídrica local.

As intervenções de emergência atendem a necessidade da Prefeitura de agir em situações críticas ou de desastre público, quando há uma urgência em lidar com situações que possam causar danos ou colocar em risco a segurança de pessoas, estruturas, serviços, instalações e outros ativos, sejam eles públicos ou privados.

A obra tem prazo previsto para finalização em até quatro meses, devendo ser concluída em janeiro de 2024.

#PraTodosVerem: imagem do local afetado pelas fortes chuvas na comunidade Vila Paraíso, no bairro Barra do Sahy, na Costa Sul do Município. Fim da descrição.