Os 16 alunos do curso profissionalizante de ‘Minhocultura’ concluíram a capacitação, nesta sexta-feira (29), no Viveiro Municipal, localizado na Reserva du Moulin, na região central.
A realização foi da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Centro da Agricultura do Estado de São Paulo (CAESP) e Sindicato Rural de Paraibuna.
O objetivo da formação foi informar os processos da minhocultura, em produção de húmus, excelente adubo para o solo que gera diversos benefícios econômicos ao produtor.
Marli Soares, 57 anos, professora aposentada, moradora do bairro Jaraguá parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Amei o curso. Aprendi como se faz um minhocário, o que é compostagem e outras técnicas. Parabéns a todos os envolvidos”.
"A capacitação foi espetacular. Eu não sabia que as minhocas são as operárias do adubo para as plantas. A Prefeitura de São Sebastião nos estimula a aprender para crescer profissionalmente”, disse Fábio Gomes de Oliveira, 33 anos, carpinteiro, morador do bairro Morro do Abrigo.
"A turma foi extremamente aplicada. Expliquei conceitos na teoria e na prática na produção de húmus, adubo, ou seja, todos os procedimentos naturais para o cultivo de plantas, jardins, canteiros e hortas orgânicas”, disse Alexandre Delgado Alves, professor de Agricultura e mestre em Agricultura Orgânica do SENAR.
Os cursos gratuitos profissionalizantes, com as características econômicas do município, têm como intuito capacitar a população sebastianense para a geração de emprego e renda. Os alunos receberão certificados ao final da formação.
#PraTodosVerem: fotos mostram alunos e professor em aula do curso de ‘Minhocultura’. Fim da descrição.