A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em comemoração ao mês da Saúde Preventiva da Obesidade Infantil, elaborou um cardápio especial para os alunos da rede municipal.
A alimentação nas escolas foi composta por frutas, verduras, legumes, carnes magras, cereais, leguminosas, pães tradicionais e integrais. Os alimentos frescos foram preparados com todos os cuidados de boas práticas de manipulação, além de serem extensamente analisados e calculados para atender as necessidades dos estudantes, de acordo com cada faixa etária.
A equipe de nutrição da educação inseriu algumas preparações novas no cardápio dos alunos como o macarrão a grega (macarrão parafuso, brócolis, acelga, cenoura, vagem e linguiça de frango).
Para a sobremesa foram inseridas frutas como caqui, goiaba vermelha, uva rubi, pera e banana orgânica. Duas receitas especiais foram sugeridas pela SEDUC, sendo sorvete de chocolate a base de banana e o bolo de cenoura especial.
Para os alunos que possuem restrição alimentar, foram feitas alterações conforme sua necessidade com o objetivo de promover um ambiente nutricional seguro, eficiente e de qualidade às crianças.
Diariamente são servidas mais de 20 mil refeições para os milhares de estudantes da rede municipal, atendendo desde o Educação Infantil até o Ensino Fundamental 2.
Confira abaixo o cardápio elaborado com receitas especiais para crianças com alergia a proteína do leite e intolerância a lactose:
Sorvete de chocolate a base de banana
1. Bata as bananas congeladas no liquidificador com um pouco de água ou leite de vaca ou vegetal (primeiro coloque o líquido, depois o sólido).
2. Quando bater, naturalmente a banana fica cremosa, formando uma pasta. Adicione o achocolatado, fazendo a proporção conforme a quantidade de banana. Em uma proporção de 1 colher de achocolatado para cada 2 ou 3 bananas.
Bolo de cenoura especial
Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
1 e ½ xícaras de leite de soja sem sabor
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa de óleo
2 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
Modo de Preparo
1. Bater os ovos, açúcar e o óleo até ficar uma mistura homogênea
2. Misturar a farinha e o leite de soja
3. Colocar o fermento
4. Colocar em uma forma untada com óleo e levar ao forno moderado, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar.