‌Um dos bairros que mais sofre com as intempéries em Ubatuba, a Praia de Camburi, já na divisa com Paraty (RJ) vai receber auxílio da Defesa Civil de São Sebastião para a implantação do seu Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). O órgão também vai ajudar o município na construção do seu Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR).

O apoio surge após a visita do coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Waguinho Barroso, ao diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Prego. Na última terça-feira (27) os dois estiveram com a comunidade quilombola de Camburi onde conversaram sobre os principais problemas e abriram para a criança do primeiro Nudec do município.

“Nosso objetivo é mapear as áreas de risco do quilombo, trazer a população para mais perto da defesa, mostrar para eles rios e taludes para que possam fazer os primeiros atendimentos até a chegada da Defesa ou outras forças de segurança”, explicou o diretor Wagner Prego.

Na avaliação de Waguinho Barroso, o retorno foi mais que positivo. “A comunidade quer participar da gestão de risco para que futuramente eles possam iniciar os treinamentos de evacuação da área por uma situação de anormalidade”, complementou.

Segundo a Defesa Civil, a comunidade de Camburi tem uma característica peculiar onde o rio que recebe o mesmo nome se divide em cinco pontos de forma que não é possível ter apenas um ponto de encontro caso precise de evacuação da área. “Dessa forma é preciso fazer pelo menos cinco áreas mapeadas até que o poder público chegue aos locais e possa fazer a transferência para a Escola Municipal da comunidade que será usada para abrigamento dos moradores”, apontou Waguinho Barroso.

Para o músico Juliano Santana, ter um plano de gerenciamento de risco e moradores preparados para casos de emergências climáticas é um sonho que se concretiza. “Na verdade, a gente espera há muito tempo, por isso acho que vai ser muito positivo”.

#PraTodosVerem – Representantes das Defesas Civis de São Sebastião e Ubatuba e comunidade do Camburi discutem implantações do Plamcom e Nudecs. Fim da descrição.