São Sebastião foi a única cidade do Litoral Norte que manteve o bom desempenho na contratação com carteira assinada no primeiro semestre de 2023.

É o que mostram os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na quinta-feira (27). O município também manteve saldo positivo no registro de junho.

Conforme o Caged, nos seus primeiros meses deste ano, o município contratou 6.002 pessoas e demitiu 5.516, o que resultou em saldo de 486 vagas preenchidas com a carteira assinada.

Neste período, o setor com melhor desempenho foi o da construção civil com 838 admissões e 726 desligamentos, com saldo de 112, o que representa 6,50% do total. Em seguida, veio o setor de indústria que admitiu 537, desligou 463, com saldo de 74 (3,45%). O setor de serviços, embora com valor maior de contratações, sendo 3.489, e desligamento de 3.017, saldo de 472, no proporcional ficou com 3,36%,

As outras cidades da região encerram o semestre de forma negativa, sendo Ubatuba com menos 484 vagas oferecidas, Caraguatatuba menos 70 e Ilhabela menos 60 pessoas sem vaga.

Mês positivo

Assim como vinha ocorrendo nos meses anteriores, em junho, São também fechou com resultado positivo. Foram 871 admissões e 784 desligamentos, com saldo positivo de 87 vagas.

Neste período, destaque para também para a construção civil que contratou 196 pessoas, desligou 132 e saldo de 64, o que representa 3,61% do total. Os setores de serviços com 439 carteiras assinadas e 406 demissões (0,22%) e comércios com 185 admissões e 176 baixas (0,22%) também foram bons.

Caraguatatuba e Ubatuba conseguiram fechar o mês de forma positiva, sendo 62 e 20 vagas, respectivamente, enquanto Ilhabela ficou com menos 11 vagas no último mês avaliado.

O diretor do Departamento de Emprego e Renda e responsável pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, Afonso da Silva Vale, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), avalia que houve uma elevação na área da construção civil com o município registrando diversas obras em andamento.

“São Sebastião sofreu com a catástrofe de fevereiro, mas o governo municipal não deixou de trabalhar para reconstruir e gerar mão de obra. As vagas no PAT não param, assim como as qualificações através do CIP (Centro Integrado Profissionalizante). O turismo também é um setor que está sempre em movimento, com investimentos diversos. Portanto, um conjunto de fatores que o município tem feito para manter os empregos registrados sempre em alta, o que é muito gratificante”, explica Afonso Vale.

#PraTodosVerem: colaboradores trabalham em construção civil na Costa Sul; arte com dados regionais. Fim da descrição