Alunos do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião concluíram, nesta quinta-feira (28), o curso gratuito profissionalizante de ‘Marchetaria – Artesanato com Madeira’, no Viveiro Municipal, na Reserva du Moullin, região central do município.

Segundo o professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Diego Ramos, a turma foi bem aplicada. “Eles aprenderam rapidamente as técnicas e confeccionaram um porta-joias e um porta-chaves que levaram como presente da capacitação. Os materiais utilizados são recicláveis, ou seja, conscientização e preservação ambiental. O Viveiro Municipal possui um espaço incrível para a realização dessas formações gratuitas”, elogiou Ramos.

Mariana Cruz, 65 anos, professora aposentada, moradora do bairro Pontal da Cruz, agradeceu a Prefeitura de São Sebastião pela oportunidade. “O curso foi maravilhoso. Agradeço ao CIP, à SEDES e ao governo municipal por esta iniciativa única de cursos gratuitos. Aqui fiz amigos e artesanato é uma excelente terapia. Queremos mais cursos assim. A ideia do prefeito Felipe Augusto foi muito boa”, afirmou Mariana.

“Esta capacitação foi um hobby para mim. Sou aposentada e tenho 71 anos. A memória começa a falhar e está capacitação me auxiliou e muito. Movimentei meu cérebro e corpo”, disse Maria Martins, moradora do bairro Enseada.

Marchetaria é a arte técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos e tetos através da aplicação de materiais diversos, tais como, madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, entre outros, tendo a madeira como principal suporte.

A capacitação foi oferecida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio do CIP, vinculado à SEDES, em parceria com o Senar e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) para uma turma de 15 alunos.

 

#PraTodosVerem: fotos mostram alunos durante o curso gratuito profissionalizante ‘Marchetaria – Artesanato com Madeira’, no Viveiro Municipal. Fim da descrição.