A Defesa Civil de São Sebastião, em parceria com a Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila), agendaram para o dia 28 de outubro um simulado de evacuação emergencial de área de risco no bairro. A data foi definida em reunião realizada, na terça-feira (26), com representantes da entidade.

Ficou acertada para o próximo dia 3 de outubro, às 19h, uma reunião com os moradores com objetivo de formar o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) e preparar a população para emergências de chuvas.

A reunião comunitária será na Praça dos Estudantes, na Vila Sahy, e será exclusivamente para discutir o simulado que deve abranger mais de 400 pessoas.

Assim como ocorreu em Toque-Toque Pequeno, em agosto deste ano, serão colocadas rotas de fugas e os moradores serão treinados para encontrar o ponto de encontro antes de irem para o abrigo.

“Queremos que a comunidade participe para melhor evacuação da área em caso de necessidades climáticas”, explicou Wagner Barroso, coordenador municipal da Defesa Civil.

Ainda conforme Wagner Barroso, no dia da reunião comunitária, também será apresentado aos moradores o Plano de Contingência da Defesa Civil (PLAMCON) e a importância da participação da comunidade.

“Nossos Nudecs servem o treinamento de voluntários que vivem no local, que podem até socorrer, resgatar vítimas até a chegada do socorro, mas também indicar melhorias que podem ser feitas para evitar escorregamentos ou alagamentos”.

Na avaliação da Amovila, essa aproximação com o órgão e treinamento da comunidade é importante para a preparação de caso de outras tragédias como a ocorrida no dia 19 de fevereiro quando 64 pessoas morrem em decorrência de chuvas que chegaram a quase 700 milímetros em menos de seis horas.

 

‌#PraTodosVerem: Representantes da Defesa Civil e da Amovila durante reunião realizada na Vila Sahy. Fim da descrição.