A Defesa Civil de São Sebastião agendou para o dia 12 de agosto um simulado de evacuação de áreas de risco para a comunidade de Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul. O objetivo é orientar os moradores sobre como sair de uma dessas áreas de forma organizada, chegar até o ponto de encontro, ter os serviços organizados no caso de emergência climática.
A data foi acertada na noite de terça-feira (25) após reunião entre o órgão, a Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque) e a comunidade. Na ocasião foram apresentados o Plano Municipal de Contingência (Plamcon) e como é o funcionamento do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec).
“Queremos que Toque-Toque tenha um Nudec modelo, com a participação de voluntários que possam atuar com os moradores em caso de necessidade, levantando problemas que podem ser corrigidos de forma preventiva em caso de escorregamentos de encostas ou enchentes e inundações”, explicou Wagner Barroso, coordenador municipal da Defesa Civil.
O presidente da Sapeque, Rodrigo Pereira, destacou que a reunião foi bem positiva, reunindo quase 100 pessoas e serviu para dirimir dúvidas que muitos ainda possuem, principalmente em relação às áreas de risco. “A Defesa Civil prestou um grande serviço para a nossa comunidade que estava aflita com algumas situações e ao mesmo tempo nos dá o respaldo para entender melhor como agir”.
A dona de casa Maryleide Nascimento Camargo tinha dúvidas em relação à influência da parte alta do bairro sobre a parte da praia e aprendeu sobre a necessidade da utilização de calhas para coletar água da chuva e escoamento das ruas para não sobrecarregar o solo. “É uma questão de conscientização de toda a comunidade”.
Eliseu Alves Borges, 32 anos, é arborista e contou que já se inscreveu para fazer parte do Nudec do bairro. “A prevenção é o melhor remédio e estou aqui para contribuir”.
Agora, conforme o coordenador da Defesa Civil, junto com a implantação do Nudec e a realização do simulado, os moradores estarão mais preparados para qualquer eventualidade.
#PraTodosVerem: mais de 100 pessoas participaram da reunião com a Defesa Civil em Toque-Toque Pequeno. Fim da descrição.