Terminaram nesta terça-feira (25), as aulas das primeiras turmas dos cursos gratuitos profissionalizantes de Cuidador de Idosos, Assistente Administrativo, Balconista de Farmácia e Assistente de Recursos Humanos, realizadas no Polo de Capacitação do Fundo Social de São Sebastião, no bairro Jaraguá, para alunos da Costa Norte do município.

As capacitações são do programa Qualifica São Sebá, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), com apoio do Fundo Social, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) do Governo do Estado de São Paulo.

Na programação, formações de Qualificação Básica – Formação Inicial e Continuada (QBFic), rápidas, e oferecidas pela Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do CPS, em diferentes áreas, como gastronomia, construção civil, administração, recursos humanos, informática, comércio, beleza e estética, entre outros, ministrados nas três regiões do município, de acordo com as características econômicas da cidade.

A professora do curso Balconista de Farmácia, Bruna Dornelas, enfatizou a determinação da turma. “Temos alunos que já fizeram outros cursos, e mesmo assim querem trabalhar em outras áreas, pois são determinados e sabem que o mercado de trabalho é concorrido”, disse Bruna.

“Balconista de farmácia é a terceira formação gratuita que faço pela prefeitura de São Sebastião. A primeira foi de auxiliar administrativo e a segunda de recursos humanos. Fiz todos, porque são gratuitos, e eu não teria condições financeiras para pagar nenhum. A prefeitura, a SEDES e o CIP, nos deram uma oportunidade única para crescermos profissionalmente e encararmos o mercado de trabalho com uma ótima capacitação”, avaliou Kamila Lima, 28 anos, moradora do bairro Canto do Mar.

Paula Bueno, 22 anos, moradora do bairro Jaraguá, ficou satisfeita com a formação de assistente de recursos humanos. “A professora Bruna é maravilhosa. Tenho uma filha de um ano e, uma das vantagens do curso, além de ser de graça, são os horários flexíveis, o que facilitou muito para eu poder cuidar da Pillar e ainda ter uma qualificação. A prefeitura acertou em cheio nesta parceria com o governo estadual, ao nos proporcionar essa grande chance de competir, de igual para igual, num mercado exigente”, finalizou Paula.

Segundo o Centro Integrado Profissionalizante, os cursos contaram com 15 alunos, em cada turma, num total de 60 estudantes, que receberão certificados nas formaturas que ocorrerão no final deste ano.

 

#PraTodosVerem: fotos mostram alunos dos cursos gratuitos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de São Sebastião. Fim da descrição.