A Defesa Civil de São Sebastião, segue realizando o curso de Planejamento de Resgate, Busca e Salvamento em Ambiente de Selva. A capacitação, conta com a participação de cerca de 40 agentes, entre instrutores, agentes da Defesa Civil local, voluntários, Núcleo Comunitário da Defesa Civil (Nudecs), servidores da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), além de integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Condecs) de Ubatuba, Paraibuna e São José dos Campos.
Nesta etapa do curso, os alunos adentraram a mata da Reserva du Moulin, localizada na região central do município, onde enfrentaram diversos treinamentos de resistência física e psicológica, para atuar em resgate nesses ambientes que além de ter um difícil acesso, conta com os perigos de uma seva, como a presença de animais selvagens a peçonhentos. Até o momento, houve apenas duas desistências.
O coordenador do curso, Sargento Rodrigues, que atua no ramo desde 2018 e foi um dos agentes que trabalhou no resgate de vítimas na tragédia que ocorreu em 2022, em Petrópolis (RJ), conta que no primeiro dia os alunos tiveram noções básicas de sobrevivência na mata como a obtenção de fogo, água, alimento, uso da bússola e montagem de barracas improvisadas, e falou sobre os desafios. "A maior dificuldade é o solo, por conta de sua estrutura íngreme e rochosa", revela.
Os alunos também aprenderam um pouco sobre técnicas de comunicação sem recursos, onde foi criado um cenário para simular um resgate real. O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Waguinho Barroso, agradeceu o empenho da equipe. "Pela disciplina, respeito e trabalho em equipe", destaca.
Para deixar a vivência ainda mais real e imersiva, os alunos estão tendo que lidar com alimentação mais restrita, poucas horas de descanso, como se estivessem em uma operação real. Além disso, receberam também explanações sobre normas regulamentadoras, legislação e protocolos de salvamento em ambientes de selva e mata fechada.
O comandante Ubirajara Bispo, responsável pelo Grupamento de Resgate e Salvamento em Ambiente de Selva e Desastres Naturais, parabenizou os alunos e a Defesa Civil de São Sebastião pela proatividade, sagacidade e querência que fazem grande diferença na realização dos trabalhos. "A COMDEC de São Sebastião está preparada, não só ativamente, mas como toda a questão logística para recursos humanos, se necessário for", constata.
Em uma conversa com a equipe que estava participando do treinamento, Waguinho destacou a importância das partes prática e teórica do curso, especialmente no que tange a tomada de decisões, baseadas nas legislações e normativas vigentes. "Quanto mais pessoas a gente qualificar e treinar, as chances de salvar vidas são muito grande", contou.
O coordenador ainda aproveitou para convidar interessados em fazer parte do time de voluntários da Defesa Civil de São Sebastião a comparecerem na sede do órgão, que fica no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande. Para isso, basta manifestar seu interesse e realizar o cadastro.
O curso de Planejamento de Resgate, Busca e Salvamento em Ambiente de Selva segue até domingo, às 15h, quando os alunos participarão de uma cerimônia de encerramento e certificação na Praça Almirante Barroso, no Centro do município.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostram alunos durante capacitação de Salvamento em Ambiente de Selva, na mata da Reserva du Moulin, na região central de São Sebastião. Fim da descrição.