A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e da Educação (Seduc), iniciou a colocação de placas informativas com símbolos de acessibilidade que representam as deficiências. A iniciativa vai contemplar 25 unidades escolares, da Costa Norte à Costa Sul do município e faz parte da Semana de Luta pela Educação Inclusiva, comemorado em 15 de abril. 

O Projeto Simbologia nas escolas tem como objetivo a conscientização no âmbito escolar, por meio do estudo e compreensão dos símbolos associados às deficiências. A ação visa educar os alunos sobre a inclusão, acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência.

Os Símbolos de Acessibilidade retratam as deficiências física, visual, auditiva e intelectual. Também apontam uso de cão-guia, símbolo da pessoa dentro do Transtorno do Espectro do Autista (TEA), quando há Intérprete de Libra, Pessoa Ostomizada e Braille.

A secretária da Sepedi, Juliana Coelho, explica que compreender os símbolos que representam diferentes deficiências ajuda a promover o respeito e a empatia, além de sensibilizar os alunos sobre as necessidades e os direitos das pessoas com deficiência. “Temos trabalhado no sentido de acolher as pessoas com deficiência e esse trabalho começa nas escolas”.

Já a secretária da Educação, Marta Braz, também reforçou a preocupação da gestão em desenvolver a empatia junto aos alunos da rede. “Ao ensinar nossos alunos sobre os símbolos que representam as deficiências, promovemos mais do que conhecimento — promovemos respeito, conscientização e cidadania. Queremos que cada criança compreenda que a diversidade enriquece a convivência e que a escola é um espaço para todos, sem exceção”.

 

#PraTodosVerem: equipes da Sepedi e da Seduc estão em escolas onde foram colocadas as simbologias. Fim da descrição.