‌A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Cadastro Técnico da Secretaria de Urbanismo (SEURB), se reuniu, na quarta-feira (23), com representantes da empresa Geopixel para alinhar todas as etapas e procedimentos para a atualização do Cadastro Territorial Multifinalitário e Implantação do Sistema em Ambiente WEB.

O Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) é uma base cartográfica e alfanumérica que descreve o sistema urbano (e rural) pelas suas unidades imobiliárias, especialmente as parcelas e edificações, mas também com os eixos de logradouros. Dessa forma, o CTM torna-se uma base sobre a qual podem ser construídas diversas bases temáticas, tais como o cadastro tributário, a base de dados do sistema de saúde, o cadastro de áreas verdes e públicas, e assim por diante.

“A reunião de hoje foi especificamente para tratar sobre a validação do sistema que está sendo implantado e também sobre a integração do Sistema Geopixel Cidades, do Urbanismo, com o sistema da Secretaria da Fazenda, da IiBrasil”, explicou Fabrício Lopes, diretor do departamento de Cadastro Técnico da SEURB.

Conforme ele, a primeira fase dessa integração permite a exportação dos dados existentes no sistema Geopixel Cidades convertidos para que o sistema IiBrasil possa receber as informações atualizadas do Cadastro Imobiliário. A previsão de término para esta etapa é para esta sexta-feira (25).

Posteriormente, os arquivos existentes, tanto no sistema Geopixel Cidades quanto no sistema IiBrasil, serão tratados para que sejam compatíveis e assim ocorrer uma integração diariamente das informações. Como requer uma análise mais detalhada das informações dos dois sistemas, esta fase será iniciada na próxima semana.

Antes da migração de sistema para o Geopixel Cidades, em abril deste ano, a Prefeitura de São Sebastião utilizava o Sistema SIGMUM. “Como esse sistema não possuía uma integração com o sistema da IiBrasil, todos os processos e alterações realizadas pelo Cadastro Imobiliário deveriam ser encaminhados para a Divisão de Cadastro Fiscal, da SEFAZ, para que os dados fossem atualizados manualmente”, explica Lopes.

O secretário de Urbanismo, Leandro Fernandes da Silva, explica que essa integração vai reduzir drasticamente o tempo de um processo entre as duas secretarias de forma a evitar o retrabalho de lançar informações nos dois sistemas. “Vai ser um ganho muito importante para o munícipe e para a administração municipal”.

Além do secretário Leandro Fernandes da Silva e do diretor Fabrício Lopes, participaram da reunião os representantes da Geopixel Fabia Luciene de Oliveira Bem, diretora de Produto; Gabriela Sguissardi, gestora do Projeto; Victor Blasechi, coordenador de Implantação; Eliabe Alves de Souza, analista de Implantação e Nikolas Uzan, analista de Negócios.

 

#PraTodosVerem: equipe durante reunião presencial e híbrida com o Urbanismo. Fim da descrição