A cidade de São Sebastião foi contemplada pela Chamada Pública de Projetos da EDP e receberá um investimento de R$ 500 mil para modernizar parte da iluminação pública. A iniciativa prevê a substituição de 531 luminárias convencionais por modelos com tecnologia LED, que são mais eficientes, econômicas e sustentáveis.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu nesta segunda-feira (23/6), com a presença do prefeito Reinaldinho Moreira e do gestor executivo da EDP, Roberto Miranda. O ato também contou com a participação de autoridades municipais e representantes da concessionária de energia elétrica.

Com início previsto para agosto e prazo de execução de até três meses, a substituição das luminárias permitirá uma economia estimada de 539 MWh por ano, o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 225 famílias. Além da economia direta, o projeto contribuirá para a redução dos custos de manutenção e trará ganhos ambientais e em segurança pública.

As vias contempladas para a implantação das luminárias foram alinhadas com o poder público municipal, visando garantir maior eficiência energética e qualidade à população. Dentre os bairros contemplados estão a Rodovia Manoel Hippolyto do Rego (entre Maresias, Boiçucanga e Cambury), especialmente no trecho da serra, entre outros da Costa Sul.

“É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades de atuação da EDP e este projeto de São Sebastião reforça este propósito. As luminárias de LED possuem melhor luminosidade, com isso, contribuem para a segurança urbana, além de permitir economia ao poder público municipal e menor impacto ao meio ambiente”, afirma Roberto Miranda, gestor da EDP.

Na avaliação do prefeito Reinaldinho Moreira, a troca de iluminação é muito importante para o município pois deixa a cidade melhor iluminada. “Nossa meta é levar iluminação para toda a cidade e melhorar, ainda mais, a segurança da nossa população. A melhor luminosidade contribui para a segurança urbana, além de economia ao poder público municipal e menor impacto ao meio ambiente”, reforça o prefeito.

A iniciativa foi contemplada na Chamada Pública de Projetos (CPP) 001/2024 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Conforme a EDP, o projeto de São Sebastião tem como objetivo incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção para o município, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo de luminárias também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
 

#PraTodosVerem: Três imagens retratam o lançamento do projeto de eficiência energética no município de São Sebastião. Na primeira imagem, seis pessoas estão reunidas em uma sala. O prefeito sentado à mesa assina um documento, enquanto os demais, quatro homens e uma mulher, observam ao redor. Depois, grupo de dez pessoas posa sorridente para foto ao lado de um banner do projeto, que apresenta dados como o valor do investimento (R$ 500 mil), economia prevista de energia (538,51 MWh/ano) e número de luminárias substituídas (531 unidades). Por fim, um banner do projeto está fixado em uma parede branca com janelas e molduras azuis. No centro do banner, há uma ilustração de uma lâmpada com ícones de sustentabilidade em seu interior.