Como parte das ações preventivas para minimizar os impactos das chuvas e garantir mais segurança à população, a Prefeitura de São Sebastião executou, nesta segunda-feira (23/6), uma grande operação de limpeza e desassoreamento de rios e córregos na região da Costa Norte. A iniciativa atendeu às orientações da Defesa Civil e aos pedidos da comunidade, com trabalhos realizados no Rio Laranjal (Jaraguá), Rio Guarani (Enseada), Córrego do Gaspar, Córrego dos Freitas e no Canal de Drenagem da Avenida Oscar Niemeyer, no bairro Canto do Mar.

A operação foi conduzida de forma integrada pelas Secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e do Meio Ambiente (Semam), que removeu sedimentos, vegetação excessiva e resíduos que impediam o escoamento natural das águas pluviais que estavam paradas.

Essa ação foi um pedido feito prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, às equipes da Regional Costa Norte, já que a Defesa Civil de São Sebastião publicou um alerta sobre a aproximação de uma frente fria que traz com ela ventos de até 54 quilômetros por horas e que podem ter rajadas que chegam a 67 km/h.

Com a mudança de tempo, também chegam chuvas fortes de até 50 milímetros, o que equivale a 50 litros por metro quadrado. A previsão é a partir da tarde desta segunda-feira (23/6) até quarta-feira (25).

A equipe da Regional Costa Norte, composta por três funcionários, utilizou duas retroescavadeiras de longo alcance para retirar o excesso de sedimentos e rebaixar o leito, restabelecendo a calha de drenagem, principalmente, no canto da barra da praia do bairro Canto Mar.

O manejo da vegetação respeitou as diretrizes do Código Florestal e da Resolução Conama 303/2002, garantindo a preservação da restinga e a rápida recomposição da flora ciliar. Esse tipo de serviço é realizado regularmente nos bairros do município.

Serviço

A Regional Costa Norte fica localizada na Rua do Parque, 4, no bairro Canto do Mar. Caso precise solicitar algum serviço ou esclarecer dúvidas, entre em contato pelo telefone: (12) 3861-1234.   

#PraTodosVerem: fotos da megaoperação de limpeza de córregos e rios na Costa Norte, mostram trabalhadores da Regional Costa Norte operando retroescavadeiras para limpar córregos e rios dos bairros da região. Fim da descrição.