A Defesa Civil de São Sebastião, órgão da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) da Prefeitura, realiza, entre os dias 24 e 28 de abril, o curso de Planejamento de Resgate, Busca e Salvamento em Ambiente de Selva. A capacitação deve contar com a participação de 40 agentes da Defesa Civil local, voluntários, Núcleo Comunitário da Defesa Civil (Nudecs), servidores da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) do município, além de integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Condecs) de Caraguatatuba e Ubatuba.

Os alunos serão recepcionados a partir das 6h desta quarta-feira (24), no Instituto Argonauta, no Balneário dos Trabalhadores , na Praia Grande, na região central do município. No local, eles devem receber instruções e participar de uma imersão sobre a realização do curso e de suas atividades pertinentes.

Às 18h,  as equipes seguem para a Reserva du Moulin, também na região central, onde entram na área de mata para realização das atividades práticas da capacitação. Os agentes devem permanecer no local até domingo (28) e a partir das 15 haverá a cerimônia de encerramento com entrega de certificados.

Serão ministradas diversas matérias no curso com objetivo de capacitar os agentes da Defesa Civil a realizar trabalhos de busca e salvamento em ambiente de selva, além de conhecimentos de segurança e psicologia da sobrevivência.  A capacitação não deve gerar custos ao município, que deverá apenas oferecer a estrutura necessária para a sua realização.

Para acompanhar os agentes na capacitação, o Missões Urbanas do Brasil, responsável pela ministração do curso, vai enviar uma equipe de oito profissionais para cuidar da saúde e segurança dos alunos. O quadro é composto por um enfermeiro, técnico de segurança do trabalho, especialista em busca e salvamento, além de dois técnicos de enfermagem e dois especialistas em socorros e resgate em ambientes de difícil acesso.

Toda equipe é composta por profissionais especialistas em resgate, buscas e salvamentos em ambientes de selva e montanhosos, com especialização em atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros.

Por se tratar de um órgão governamental, o curso atende todos os cumprimentos legais dos protocolos oficiais para toda e qualquer prática de atividades de capacitação e até mesmo em missões reais.

A Defesa Civil de São Sebastião destaca a importância da capacitação, considerando a tragédia que ocorreu no município em 19 de fevereiro de 2023, quando houve necessidade de adentar à mata em lugares de difícil acesso com intuito de resgatar vítimas.

Na ocasião, pelo menos três agentes das Defesa e aproximadamente 30 bombeiros chegaram a ficar presos em áreas de mata fechada, ocasionado por um deslizamento de terra e tiveram que ser resgatados com ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar.

Além disso, a capacitação atende a responsabilidade e necessidade imposta na lei 12.608/2012, em que a Comdec deve treinar e capacitar toda a contingência do município para resposta a possíveis desastres naturais.

 

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostram capacitações e treinamentos realizados pela Defesa Civil em São Sebastião. Fim da descrição.