Agentes de Trânsito e aspirantes da Guarda Mirim realizaram, na manhã desta sexta-feira (22), uma ação no Centro de São Sebastião com o objetivo de alertar motoristas, motociclistas e pedestres sobre os riscos de acidentes e a importância da educação em qualquer circunstância. A ação contou com apoio da Polícia Municipal e da Polícia Militar.

A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, organizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Trânsito, vinculado à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR).

Por cerca de duas horas, eles entregaram panfletos nos semáforos da Avenida Guarda Mor Lobo Viana, Rua Mansueto Pierotti e Rua Duque de Caxias. Um grupo de turistas vindos de São Paulo disse achar a ação importante. “Sabemos que é preciso atenção no trânsito e ter cuidado com o outro”, disse a estudante Karina Silva Duarte, 19 anos.

Já o motociclista João Mariano Ribeiro, 42 anos, comentou que procura ter muito cuidado no trânsito e entende que seu grupo precisa ter mais atenção. “Sabemos que temos muitos motoqueiros que abusam do trânsito e colocam a vida de outros em risco”.

Essa ação será retomada na próxima segunda-feira (25), no mesmo trecho, visando atingir mais pessoas. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Adriano Nogueira, essas ações foram pensadas, principalmente, devido ao número de acidentes com envolvimento de motociclistas e pedestres.

Dados do Infosiga de janeiro a agosto deste ano apontam que foram registrados 325 acidentes com vítimas no município, sendo 222 no trecho municipal e 103 de competência estadual e federal. Desse total, foram 14 vítimas fatais, sendo seis na área do município e oito nos trechos da SP ou BR.

O que chama a atenção em relação a esses números é que foram 125 acidentes com vítimas (quatro óbitos) com envolvimento de motocicleta, e 14 com pedestres, também com quatro mortes.

Conforme Nogueira, o excesso de velocidade é a principal causa de acidentes no município, assim como uso de telefone celular durante a condução do veículo, ou mesmo na parada do veículo no semáforo, que contribuem para os acidentes.

A Prefeitura de São Sebastião realiza o trabalho com campanhas educativas com foco na diminuição dos acidentes e um trânsito mais seguro para todos os usuários das vias.

#PraTodosVerem: equipes do Trânsito e aspirantes da Guarda Mirim em operação nesta sexta-feira. Fim da descrição.