O Programa Praia Acessível atendeu 162 pessoas, entre idosos com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência (PcD), desde 1º de dezembro de 2023, sendo 102 usuários, na Praia da Baleia, e 60, na Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores), pontos fixos da atividade.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) da Prefeitura de São Sebastião e governo do Estado.
A ação oferece apoio a pessoas com deficiências e idosos com dificuldade de locomoção ao garantir acesso à praia e banho de mar, monitorados por profissionais capacitados em técnicas de transferência postural de cadeira de rodas para a anfíbia (desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia).
Os atendimentos são realizados na Praia Grande, na região central, e na Praia da Baleia, na Costa Sul de São Sebastião, diariamente, sempre das 9h às 16h, em ambos os locais. A partir do dia 20 de março, os atendimentos devem ser agendados na SEPEDI e ocorrerão somente aos fins de semana, também das 9h às 16h.
Mais informações na sede da SEPEDI, à Rua Vereador Mário Olegário Leite, 121, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (12) 3892-4890 WhatsApp, (12) 3892-2669, ou e-mail: sepedi@saosebastiao.sp.gov.br.
Praia Acessível
O programa teve início em 2017, em parceria com o governo do Estado de São Paulo e leva inclusão para pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade que desejam ter acesso ao banho de mar.
#PraTodosVerem: fotos mostram pessoas com deficiência e idosos em banho de mar pelo programa Praia Acessível. Fim da descrição.