A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), já emitiu a ordem de serviço para a retomada dos trabalhos de contenção do talude da Estrada Beira Rio, no bairro Boiçucanga, na Costa Sul do município. A empresa está em fase de contratação de mão de obras e as execuções começam na segunda-feira (25/8).
Recentemente, o prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, esteve em Brasília em audiência com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, onde cobrou a solução para esse problema que vem desde o evento climático de 19 de fevereiro de 2023, e os recursos foram liberados.
O impasse foi provocado pelo contingenciamento orçamentário do Governo Federal, que, mesmo após anunciar a obra em 2023, não havia efetivado os pagamentos necessários.
De acordo com a SEO, a Daud Empreendimentos e Construções Ltda já havia executado 50% dos serviços e agora já recebeu a primeira parcela do recurso enviado pelo governo federal e busca a recomposição a mão de obra. Conforme a Secretaria de Obras, o objetivo é contratar o maior número possível de trabalhadores locais.
A obra chegou a ter 50% dos serviços executados pela empresa contratada, Daud Empreendimentos e Construções Ltda, mas precisou ser interrompida por falta do repasse financeiro, apesar de todos os trâmites legais estarem cumpridos pela Prefeitura.
Reinaldinho destaca a importância dessa obra para a comunidade e os esforços dispensados para que o recurso pudesse ser liberado. “Essa é uma conquista importante para a população de Boiçucanga e para toda São Sebastião. Não medimos esforços para resolver esse impasse, destravar os entraves burocráticos”. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até seis meses.
A obra prevê a contenção definitiva de um talude com aproximadamente 14 metros de altura e inclinação de cerca de 60 graus. A solução técnica adotada será a aplicação de solo grampeado com concreto projetado, além da instalação de sistemas de drenagem superficial (canaletas e escadas hidráulicas) e profunda (drenos horizontais profundos – DHP).
A atual gestão reafirma seu compromisso com o uso responsável dos recursos públicos e com a entrega de obras estruturantes que tragam segurança, mobilidade e qualidade de vida para toda a população de São Sebastião.
#PraTodosVerem: imagens mostram a Estrada Beira Rio, em área de mata e casas ao fundo. O trecho da via é estreito, de paralelepípedo e terra batida, com encosta lateral em declive. No barranco, há bambus cravados no solo formando uma contenção improvisada para evitar deslizamentos. Estacas de ferro e fitas de sinalização delimitam a margem da estrada, indicando risco de queda. A vegetação é densa, com árvores altas, plantas rasteiras e trechos de barranco exposto. Fim da descrição.